Alunos do curso de fisioterapia desenvolvem ações de promoção da saúde

Os alunos do curso de fisioterapia da oitava fase da Uniplac, juntamente com a supervisora de estágio, professora Angela Carla Ghizoni e a equipe de saúde da unidade do Villa Mariza se organizaram e desenvolveram no estágio supervisionado curricular obrigatório em Saúde Coletiva, atividades de prevenção de doenças, educação e promoção da saúde nas escolas do bairro.

Como em todos os anos, foram desenvolvidos, nas unidades de saúde atendimentos domiciliares a pacientes encaminhados pelos médicos da unidade e grupos de promoção da saúde com temas relacionados à fisioterapia com intenção de educar e prevenir doenças. Neste ano, a pedidos, além das atividades rotineiras, os acadêmicos sob a supervisão da professora foram acompanhar as Agentes Comunitárias de Saúde do bairro Villa Mariza em uma de suas funções, mensurar a altura e o peso das crianças de zero a cinco anos que pertencem ao cadastro da unidade.

Para estimular atividades de promoção da saúde, os acadêmicos se organizaram com a distribuição de cartilhas e brindes com temas de higiene e saúde, repassadas às crianças e professoras das instituições, através de teatro e atividades lúdicas com as crianças. Foram divididos em três encontros e dois grupos de alunos realizaram as atividades representando toda a oitava fase do curso de fisioterapia. A atividade foi muito bem avaliada pelas gestoras e professoras das escolas e pelos estagiários que conseguiram observar e vivenciar a importância de se fazer educação em saúde na atenção primária.