Lançamento Regional da Proposta Curricular de Santa Catarina foi realizado na Uniplac

Apresentação do documento em Lages aconteceu no dia 11 de dezembro de 2014 no campus da Universidade

Neste dia 11 de dezembro aconteceu na Uniplac a apresentação do  documento atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica.  A formatação da proposta acontece após dois anos de estudo e discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina.

Santa Catarina tem a sua proposta curricular há 26 anos, a qual foi atualizada ao longo do tempo. Em 2012, estudou-se a possibilidade de nova atualização para se adequar as demandas atuais. A mobilização foi grande e conseguiu-se a adesão de entidades importantes como a Undime e das universidades comunitárias do Estado, entre elas, a Uniplac.

Participaram do evento profissionais da educação de Lages e região além de profissionais de outras regionais do Estado, dos profissionais de educação  gestores da Uniplac e da professora e Secretaria adjunta da Secretaria de Estado da Educação Elza Moretto, que destacou a importância da proposta para todo o ensino catarinense.

O consultor da proposta curricular professor Paulo Hentz explicou o percurso do documento desde a década de 80, contextualizado as etapas de discussão com cada momento histórico e cultura da sociedade catarinense a seu tempo. “Atualização apresentada hoje resulta do trabalho dos últimos dois anos que aconteceu de uma forma muito mais interativa e participativa e abrangente com uma metodologia diferenciada que permitiu a participação de  milhares de educadores”, professor Paulo Explicou, relatando ainda que um dos maiores ganhos nesta etapa final do processo de atualização foi a parceria como as instituições universitárias de Santa Catarina e principalmente das Universidades Comunitárias.

O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propostas para educação. Também vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Nacional de Educação (PNE) e Estadual (PEE). O trabalho desenvolvido em Santa Catarina está servindo de exemplo para outros estados brasileiros.

O coral Sol da Associação Lageana de Assistência ao Menor - ALAM, sob a regência de Viviane Nodari, realizou participação especial em uma apresentação cultural que abriu o evento.