Congresso de Assistência Integral à saúde da Mulher e da Criança inicou com palestrante internacional

Colombiana, Doutora Gladis Adriana Vélez foi responsável pelo início do evento

Aconteceu na tarde de hoje, no Clube Caça e Tiro de Lages o primeiro dia de atividades do 1º Congresso de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança, uma realização da SDR de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina e a Rede Cegonha, com apoio da Uniplac e outras entidades.

Os mini-cursos paralelos ao evento, que iniciaram na manhã de ontem, na Uniplac, seguem com suas atividades. Dentre os temas abordados estão a segurança do paciente na administração de medicamentos e as boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento. A lista completa de oficinas pode ser conferida no site do evento.

A cerimônia de abertura teve início às 13h, seguida conferência de abertura com a Doutora Gladis Adriana Vélez Álvarez, da Colômbia. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Antioquia – Udea, Gladis abordou o tema “Estratégias Para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil”.

Na região serrana, a mortalidade infantil apresenta uma taxa superior à média nacional. A cada mil crianças nascidas, 17 acabam falecendo antes do seu primeiro ano de vida.

A Doutora Gladis integra ainda o Programa de Apoio OPAS, ou Organização Pan-Americana da Saúde. Trata-se de um organismo internacional de saúde pública dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das américas. A Organização exerce um importante papel na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde por meio da transferência de tecnologia e da difusão de conhecimento acumulado por meio de experiência produzidas nos Países-Membros.

Também fizeram parte das atividades do dia no evento a Dra. Silvana Granado Nogueira da Gama (FIOCRUZ), Dra. Maria Antonieta Tyrrel (UFRJ), Dra. Jane Lerner Cardoso (SES/SC), Dr. Leonardo Fagotti Mori (MPSC) e Carmem Delsiovo, da Coordenação Técnica da Rede Cegonha SC do Ministério da Saúde.

 

Programação e inscrições no site: http://congressolages.com.br/

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática