Encontro tratou da organização e melhoria do trabalho de catadores na Serra Catarinense

Realizado durante todo o dia de hoje (21) o Encontro de Catadores de Resíduos Recicláveis da Serra Catarinense, foi promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, em uma importante parceria com o CISAMA.

O evento contou com a presença de profissionais catadores de resíduos  sólidos dos municípios da região da Amures e em sua programação trouxe diversos momentos de integração destes com a Universidade, com a Incubadora ITCP e com temas de interesse, como os marcos legais das políticas de resíduos, as ações e organização do movimento nacional de catadores de resíduos e a apresentação feita pelo CISAMA do Plano de Resíduos Sólidos (PIGIRS)

O PIGIRS - Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está sendo debatido em diversas esferas na sociedade serrana e tem como metas implantar cinco aterros sanitários de pequeno porte em pontos estratégicos da região. Preveem, ainda, pontos de entrega voluntária, unidades de triagem de resíduos, local apropriado para disposição de resíduos da saúde. O projeto terá também, cinco pátios de compostagem e dentre outras ações, visa desenvolver e adequar continuamente um servidor com banco de dados através de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para gestão remota de resíduos. Segundo o CISAMA, os catadores têm importância  fundamental nesse processo.

A promoção de um debate entre os representantes do Movimento Nacional de Catadores e os demais participantes também foi mais um ponto forte do evento.  “Trocar experiências e verificar novas metodologias de atuação possíveis, além de traçar caminhos a seguir a partir daqui é o que esperamos como resultados das atividades do encontro”, relata o professor Geraldo Locks, coordenador da ITCP e um dos responsáveis pelo evento.

O evento marca o início do processo de organização da categoria de catadores, com a expectativa de que estejam organizados juridicamente a partir de 2015.