Professora do curso de Sistemas de Informação da Uniplac participa da organização de livros lançados na UFSC

No dia 10 de novembro a professora Madalena Pereira da Silva, do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Planalto Catarinense, participou do lançamento dos livros Interdisciplinaridade: Teoria e Prática - volumes 1 e 2, na UFSC.

O foco de ambos os livros é propagar a interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão. No volume 1, a professora atuou como organizadora do livro. No volume 2 a professora atuou como autora de um capítulo, a qual propõe um modelo interdisciplinar para a provisão de serviços multimídia (dados, áudio e vídeo) para a Internet do Futuro, baseado na Qualidade de Experiência (QoE) do usuário.

A pesquisa evidenciou que a maioria das propostas de prestação de serviços, não trabalha a QoE numa perspectiva interdisciplinar, focando-a apenas em aspectos tecnológicos. Essa maneira disciplinar de predizer o nível de satisfação do usuário contradiz com a pesquisa de opinião apresentada e com os principais conceitos de QoE existentes na literatura. Esses fatos levaram os autores a refletir que a proposição de novos modelos de QoE deve estar fundamentada na interdisciplinaridade. E com este olhar o modelo foi conceitualmente definido buscando aparatos, principalmente, das seguintes áreas: Psicologia, Ciência da Cognição, Engenharia e Mídia do Conhecimento, Computação Sensível ao Contexto e Tecnologia da Informação e da Comunicação. Todas essas áreas permitiram o desenvolvimento da pesquisa de forma articulada, fundindo-se num só propósito: - construir um modelo de QoE dinâmico que ao ser inserido numa plataforma de serviços convergentes, provê artefatos para que o mecanismo de inteligência possa correlacionar aspectos hedônicos e pragmáticos do usuário com aspectos da qualidade, do conteúdo e do contexto. O modelo é enriquecido com um motor semântico, capaz de reconhecer a experiência do usuário no uso do serviço e mapear as informações das diferentes dimensões em bases de conhecimento.

O capítulo é parte do resultado de sua pesquisa de doutorado no programa interdisciplinar de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e foi escrito conjuntamente com os professores, Mario Antonio Ribeiro Dantas (Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação/USFC) e Alexandre Leopoldo Gonçalves (Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC).