Segundo Seminário Nacional: CONHECIMENTO PARA O BEM COMUM será tema de evento que acontece em Lages e reunirá profissionais brasileiros e internacionais

O protagonismo dos egressos da Pós-graduação será exposto durante o evento por meio de relatos de experiência

O Brasil vem investindo na formação de mestres e doutores com vistas ao desenvolvimento econômico e social do país. Milhares de pesquisas são concluídas anualmente no Brasil. Assim, a segunda edição do Seminário Nacional da Rede de Egressos pretende debater os destinos dos resultados de algumas investigações, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2014, na Universidade do Planalto Catarinense, em Lages, Santa Catarina.

“Os resultados das pesquisas têm sido aproveitados nos setores pertinentes? Têm contribuído para a solução dos problemas mais críticos da sociedade? Que objetos de pesquisa vêm sendo priorizados e financiados com recursos públicos? Quem está se beneficiando dos resultados do esforço deste trabalhador pesquisador?”, estes, dentre muitos outros são os questionamentos colocados para discussão  durante o evento, que reunirá pesquisadores, profissionais atuantes em diversas frentes e áreas de conhecimento, que terão seus depoimentos registrados, como relatos de ações, atividades, projetos que tenham impactado a realidade da sociedade em alguma dimensão.

Segundo a professora Ana Maria Neto Machado, uma das coordenadoras do Seminário, esta edição do evento inova, pois convida os seus participantes a contribuir com uma pesquisa colaborativa. “Consideramos relevante pensar a contribuição da Comunidade Científica para com a sociedade depois de concluídos os dois ou quatro anos de mestrado ou doutorado. Trata-se de preocupar-se com o impacto da pesquisa na melhoria da vida das populações”, afirma a professora Ana Maria, que ainda reforça a importância de que os mestres e doutores residentes na região serrana enviem seus depoimentos e “Melhor ainda se puderem participar ao vivo dia 15 e 16 de dezembro próximo”, ela completa.

A inscrição de trabalhos e depoimentos tem como prazo limite o dia 05 de dezembro e é feita através do site do evento, onde também são encontradas mais informações, a programação completa e as inscrições de participantes.

Intercâmbio de experiências, palestras, lançamento de livros, além da apresentação do OVEGRESSOS – Observatório do Egresso da Pós-graduação, são algumas atrações da ampla programação do Seminário, que  é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Educação e em Ambiente e Saúde da Uniplac.

Informações:

ou através dos contatos (005549) 3251.1108 - 3251.1144