Direitos das Crianças e Adolescentes é tema pesquisa finalizada por grupo da Uniplac

Durante esta semana em uma das reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada na Universidade do Planalto Catarinense a convite da Instituição de Ensino, foi apresentando ao Conselho o relatório da pesquisa “Políticas de Prevenção à violação e Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes no município de Lages/SC”. Realizada por acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informações e Serviço Social, a pesquisa mapeou e localizou geograficamente as instituições credenciadas ao CMDCA/FIA, além de identificar o número de crianças e adolescentes das instituições pesquisadas e analisar as políticas públicas de prevenção à violação e proteção dos direitos da criança e do adolescente do Município de Lages. Educação, Saúde e Assistência Social foram alguns dos aspectos analisados e que tiveram diagnóstico realizado pela pesquisa. A partir daí foram identificadas áreas prioritárias e as ações que podem ser realizadas para melhoria. “Um dos principais pontos sugeridos é a integração entre os serviços – instituições de educação, de saúde, de assistência social, ONGs, entre outros – para otimização da atuação das políticas públicas de proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, relata a orientadora da pesquisa, a professora Marileia Wolff Tubs. Segundo o reitor da Uniplac, Prof. Luiz Carlos Pfleger o trabalho é de suma importância para a cidade de Lages, “pois traz um diagnóstico atualizado da realidade em que estamos e a partir dele, pode-se estabelecer planos para enfrentamento dos problemas existentes”. A pesquisa traz ainda, a descrição dos programas de atendimento infanto-juvenil, pesquisou sobre os direitos e a vulnerabilidade do público geral e identificou os impactos dos programas realizados no índice de Desenvolvimento Humano na Região. Os dados e o diagnóstico constantes no relatório da pesquisa servirão para auxiliar na composição do plano para o próximo decênio de ações do CMDCA.