Projeto Lixo Orgânico Zero em expansão em Lages

A 27ª Gerência Regional de Educação (Gered) anunciou ontem (05) a adesão de 100% das escolas estaduais de Lages ao Projeto Lixo Orgânico Zero. O projeto orienta escolas e comunidade sobre a implantação da Compostagem Ecológica, tendo como parceria o Grupo Garis. Hoje é desenvolvido em mais de 40 escolas estaduais e municipais além do Sesc, Alam, CRAS III e V, estendendo-se a famílias que verificaram que é possível sim, separar o lixo orgânico no local onde foi produzido e destrui-lo ali mesmo. Esta ação resultará em aproveitamento deste resíduo como adubo para implementar hortas e jardins favorecendo o melhor aproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis. Segundo o professor do CAV, Germano Güttler, idealizador do projeto “esta experiência, durante um ano, reduziu entre 40 e 50 mil reais o custo da coleta de lixo propiciando aumento de pelo menos 20 mil reais para a reciclagem. E isto só foi possível porque as escolas ajudaram a derrubar o mito do lixo, um problema que poucos se dispõem a trabalhar”. O Grupo Garis é um grupo formado por membros da sociedade civil e integrantes de diversos órgãos governamentais, não vinculado a qualquer instituição, com atuação independente e aberto ao ingresso de novos participantes, coordenado pelo Dr. Renne Cardoso Braga, Promotor de Justiça do Ministério Público. O grupo é uma união informal de diversos interessados que buscam conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focados no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente. A Uniplac integra o Grupo Garis, através da representação e do trabalho voluntário das técnicas administrativas Juliana Oliveira e Juliana Amarante.