Semana foi marcada pelo ato de regulamentação do funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs)

Na última quarta-feira, dia 27 de novembro, a Presidente Dilma Rousseff participou de cerimônia que marcou o ato de qualificação do funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação superior (ICEs). O evento, realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), reuniu ministros, prefeitos, senadores, deputados, professores, estudantes e reitores das universidades comunitárias. As ICEs são criadas por meio da lei 12.881/2013, sancionada pela Presidente no dia 13 de novembro e é resultado de esforço coletivo de diversas associações nacionais e instituições de ensino, que em Santa Catarina, foram capitaneados pela Acafe. Com o reconhecimento as instituições comunitárias participarão, entre outras medidas, da destinação de recursos orçamentários do governo e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas e com fins lucrativos. A Uniplac é uma das quatorze instituições de ensino superior comunitárias de Santa Catarina, que juntas atendem cerca de 150 mil alunos em mais de 50 municípios. Em seu discurso em representação aos reitores das Universidades Comunitárias de Santa Catarina , o presidente da ACAFE, professor Mário Cesar destacou a importância da legislação para a educação brasileira, para o desenvolvimento do país e o quão benéfico isso será para o estado brasileiro, que poderá fortalecer suas ações em parcerias com as universidades comunitárias.