Dia da Consciência Negra - Exposição “Memórias da Comunidade Afrolageana” marca a comemoração em Lages

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de Novembro, principalmente neste dia acontecem em diferentes partes no país diversas atividades e ações sociais que remetam a reflexão e conhecimento da cultura da população negra na história brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695, Zumbi foi o líder do maior quilombo de resistência organizado já conhecido pelos historiadores. Para marcar esta importante data na cidade de Lages a Pastoral Afro da Diocese de Lages e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro Negro e Educação da Uniplac (NEAB/NEU e o Museu Histórico Thiago de Castro (MTC) organizaram uma mostra do interior de uma casa modesta do Afrolageano, um espaço de Memória das antigas moradias, trabalho e cotidiano das famílias negras que ajudaram na formação da cidade. Propõe-se contribuir com a implementação da Lei 11.645-08 que trata da obrigatoriedade da inclusão no Currículo oficial das redes publica e privada, da historia e Cultura Africana e Afro-brasileira e Indígena, apresentando a toda comunidade imagens, na sua maioria feitas por pessoas anônimas, que remetem à Lages de outrora, com seus encantos e peculiaridades. A exposição segue no Museu Thiago de Castro, aberta à visitação até o dia 29 de novembro.