Centenas de portadores de diabetes foram atendidas em Mutirão em Lages

\"Diabetes: Proteja Nosso Futuro” Durante o último sábado no Parque Jonas Ramos (Tanque), Centro de Lages, a UNIPLAC se fez presente no I Mutirão de Atendimento Multiprofissional ao Paciente Diabético, que teve como meta promover a educação sobre diabetes e estimular programas de prevenção. Professores e estudantes dos diversos cursos da área da saúde - medicina, educação física, enfermagem, psicologia e odontologia – realizaram mais de 600 atendimentos à pacientes portadores de diabetes da cidade de Lages. Os atendimentos visavam realizar exames que possibilitassem identificar lesões decorrentes do diabetes não controlado. Dentre os serviços de atendimento prestados estavam a verificação de pressão arterial e glicemia, atendimento endocrinológico, exame de retina e pressão intraocular, avaliação odontológica, orientações nutricionais, avaliação do “pé diabético”, verificação de peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e relação cintura quadril (RQC), entre outras atividades. A professora Sandra Brun, docente da UNIPLAC, comenta a importância do projeto. “Realizamos atendimentos a população acometida por esta doença, que tem altos índices de prevalência sendo uma das principais causa de morte no mundo. Uma grande parte dos portadores de diabetes ignora que as complicações geralmente são decorrentes da falta de autocuidado”, afirma ela, relatando ainda que para isso a mobilização e articulação dos profissionais de saúde das diferentes áreas foi de suma importância e os estudantes tiveram a possibilidade de acompanhar o trabalho desenvolvido em equipes multiprofissional. “A atuação conjunta de profissionais e acadêmicos de Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia e Medicina foi essencial para que as etapas de acolhimento, triagem e atendimento especializado fossem efetivamente realizadas” contribuindo com a possibilidade de que os portadores da doença vivam mais e melhor. Alusivo ao dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro e que em 2013 aborda tópicos acerca de educação, sob o tema “Diabetes: Proteja nosso futuro”. A campanha do Dia Mundial do Diabetes visa promover a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades. Registramos que na cidade de Lages há registro de aproximadamente 7 mil portadores da doença. Foram apoiadores do Mutirão ao lado dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Psicologia e Medicina da Uniplac, a Secretaria Municipal de Saúde, UNIMED, Sociedade Catarinense de Oftalmologia e Latinofarma.