Tecnologias Sociais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental são temas do II Simpósio Internacional

Formalização da I Cátedra Brasileira da UiTC abre as atividades do Simpósio O II Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território e II Seminário Regional de Saúde Ambiental acontece na Uniplac, nos dias 6, 7 e 8 de novembro e traz discussões acerca do tema “Tecnologias Sociais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental”. O tema central desta edição do evento visa integrar, de forma interdisciplinar a produção de conhecimentos tecnológicos regionais com os globais, bem como possibilitar sua divulgação e implementação para melhoria da condição socioambiental. Para isto contará com palestrantes renomados de instituições nacionais e internacionais, como da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e Universidade Êvora (Portugal), UFSC, UFFS, UFPR, UNB, entre outras. A palestra de abertura, no dia 06 de novembro, acontece após a cerimônia de abertura do Simpósio, às 20h e será ministrada pelo professor Dr. Fernando Ferreira Carneiro que tratará o tema “Impactos do modelo de desenvolvimento brasileiro da saúde e no ambiente”. Dr. Faz parte do GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- ABRASCO e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Atualmente é o Chefe do Departamento de Saúde Coletiva Universidade de Brasília UnB. A palestra trará uma reflexão das práticas utilizadas para o desenvolvimento brasileiro, de diversos setores, comparadas a modelos alternativos, visando a saúde humana e ambiental, priorizando a agroecologia e biossegurança, bem como a redução do uso de agrotóxicos. O evento é organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (PPGAS/UNIPLAC) em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC) e a Empresa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com apoio financeiro da CAPES. FORMALIZAÇÃO DO POLO SERRA CATARINENSE DA I CÁTEDRA BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE INTERNACIONAL TERRA CIDADÃ - UITC A UiTC, Universidade Internacional Terra Cidadã, é um projeto internacional que está sendo construído por pessoas nos quatro continentes, que objetiva construir conhecimentos que reconheçam os saberes tradicionais das experiências das comunidades e com eles cooperem para a fomentar a consciência de todos sobre as contingências que determinam os problemas locais, desenvolvendo projetos de ação compartilhados para transformar as realidades, em defesa do bem comum. O presidente da UiTC, Dr. Pascual Moreno, da Universidade Politécnica de Valência, estará em Lages como palestrante convidado pelo Mestrado em Ambiente e Saúde (UNIPLAC) para o II Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território e na quarta-feira, das 15h às 18h acontece um primeiro diálogo entre agentes de movimentos sociais, ONGs, universidades, associações, instituições de pesquisa, entre outros e os integrantes do Comitê Promotor da UiTC . O Dr. Moreno permanece na Serra Catarinense por uma semana, durante a qual serão feitas oficinas-visitas para conhecer os problemas da região e soluções em andamento, onde estão se somando a força das organizações e movimentos sociais com instituições de formação e pesquisa para trabalhar conjuntamente. Vale ressaltar que estão no núcleo que lidera a proposta para a Serra Catarinense, a professora Ana Maria (Mestrado Educação Uniplac), Professor Tássio Rech (Mestrado em Ambiente e Saúde Uniplac/EPAGRI), Prof. Silmar Primieri e a Profa. Luciane Bittencourt Oliveira (IFSC/Urupema), entre outros colaboradores. O site do II Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território pode ser acessado através do link: (http://simposiosaudeterritorio.com.br/), mais informações podem ser encontradas dentro do site, ou através do Telefone (49) 3251.1145, ou pelo e-mail sippgas@gmail.com.