2º Festival Audiovisual Catarinense chega à Serra nesta quinta-feira

FAÇA valoriza produção estadual, é direcionado para curtas-metragens, gratuito, competitivo e itinerante. Depois de estrear em Chapecó, na semana passada, o 2º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense chega a Lages no dia 31 de outubro, no Teatro do SESC, às 19h30min. O evento tem como objetivo difundir, incentivar e premiar o que existe de melhor no audiovisual, com até 25 minutos, produzido em Santa Catarina ou por catarinenses resididos em qualquer lugar do mundo. A programação é toda gratuita e, na cidade, se estende até sábado, 02 de novembro, em dois horários, às 19h e às 21h. Durante a abertura, o artista multimídia, João Amorim, recebe o Prêmio FAÇA - Reconhecimento ao Mérito por sua importante participação na construção da história da sétima arte na cidade. Na lista de talentos direcionados ao audiovisual de Amorim estão a direção, a atuação e a produção de filmes, como O Forasteiro, e Obrigado a Matar. Em seguida, ainda na sessão de abertura, entra em cena o documentário convidado, Família no Papel, de Fernanda Friedrich e Bruna Wagner. O filme retrata as dificuldades e preconceitos encontrados por casais homoafetivos no caminho para adoção de crianças. Premiado em outros festivais, a obra tem duração de 52 minutos, foi rodada em diversas cidades brasileiras e produzida em Itajaí. Para abrir as sessões competitivas, nas noites seguintes, além dos 21 filmes selecionados para a programação (ver lista completa no site www.faca.art.br), o público vai poder conferir o resultado das oficinas realizadas na primeira edição do festival no ano passado - seis documentários que têm em média 5 minutos de duração. Tanto as obras que participam da competição quanto os documentários resultantes das oficinas do ano anterior e o filme convidado para a abertura serão exibidos nas quatro cidades que recebem o evento. O FAÇA Ao todo foram inscritos 90 filmes nessa segunda edição do FAÇA, dos quais 21 filmes foram selecionados para a mostra competitiva. Esses vão concorrer em quatro categorias, cada uma com um prêmio de R$ 5 mil. Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Animação - pelo Júri Oficial, e Melhor Filme - pelo Júri Popular. No time do Júri Oficial estão o cineasta paulista, Jeferson De, o gerente de marketing e projetos do Canal Brasil, André Saddy, e o diretor e um dos organizadores do festival gaúcho Cine Esquema Novo, Gustavo Spolidoro. Para o coordenador do Festival, Guto Lima, o FAÇA não é somente uma janela de exibição, mas uma oportunidade de intercâmbio entre realizadores e o público. “Um dos objetivos é exibir para oportunizar ao público a chance de conhecer parte significativa da produção audiovisual catarinense, que também pode interagir escolhendo o curta que mais gostou”, comenta Guto. Nessa segunda edição, ainda são oferecidas cinco oficinas gratuitas que acontecem simultaneamente ao evento: Documentário, ministrada por Lallo Bocchino; Roteiro e Direção, sob o comando de Ricardo Weschenfelder; Ideias Audiovisuais, orientada por Guto Lima; Oportunidades de Negócios Culturais, proferida por Carlos Eduardo Somaggio; e Introdução à Animação, articulada por Ana Ligia Becker. Depois de Lages, o FAÇA percorre ainda as cidades de Blumenau (07 a 09/11) e Florianópolis (20 a 23/11), onde ocorre a premiação. A programação do Festival é a mesma em todas as quatro cidades que sediam o evento. Entretanto, cada uma tem o seu homenageado local para receber o Prêmio FAÇA - Reconhecimento ao Mérito. Além do lageano João Amorim, em Chapecó os homenageados foram os irmãos Tomazelli. O prêmio em Blumenau será para o cineclubista Alvacir Ávila Santos e em Florianópolis, quem leva é o cinéfilo Darci Costa, antigo proprietário do cinema Art 7. A Uniplac é parceira do FAÇA. Mais informações pelo site www.faca.art.br ou pelos telefones da produção – Ana Paula Domingues (48) 9601-6625 ou Guto Lima (48) 9952-5657.