Projeto Óleo: PEV da Uniplac teve 23 litros de óleo arrecadados em sua primeira coleta

Nesta semana aconteceu a primeira coleta no Ponto de Entrega Voluntária - PEV do Projeto Óleo na Uniplac, sendo arrecadados 23 litros de óleo de cozinha para reciclagem. O Projeto Óleo objetiva a conscientização ambiental da população por meio da correta destinação do óleo visando seu reaproveitamento e deixando assim de contaminar o solo e a água quando do seu descarte para aterro, juntamente com os demais resíduos ou ainda, diretamente na pia das residências. Uma ação do Grupo Garis, o Projeto Óleo já conta com 19 PEVs em Lages, localizados em diversas escolas da rede municipal e estadual de ensino e também em outras instituições parceiras. O PEV foi instalado na Uniplac, em frente ao Protocolo no Bloco I no final de setembro e, quinzenalmente, a empresa DURAMAIS, realiza a coleta do óleo que é transformado em produtos de limpeza. A empresa converte o valor de R$ 0,20 centavos por litro de óleo em materiais escolares, esportivos e de higiene, que são doados para as instituições vinculadas ao projeto. No caso da UNIPLAC será escolhida uma instituição para a doação dos materiais. COMO O ÓLEO DEVE SER ENTREGUE NO PEV? O óleo deve ser armazenado em embalagens “pet”, em sua forma pura (sem adição de água ou outros componentes) e depositado desta mesma forma (dentro da embalagem “pet”) na bombona de coleta do PEV. O GRUPO GARIS O Grupo Garis é um grupo formado por membros da sociedade civil e integrantes de diversos órgãos governamentais, não vinculado a qualquer instituição, com atuação independente e aberto ao ingresso de novos participantes. O grupo é uma união informal de diversos interessados que buscam conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focados no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente. Na UNIPLAC as responsáveis pelas ações são as técnicas administrativas Juliana Amarante e Juliana Oliveira.