Mestre da UNIPLAC produz importante estudo na área de implantodontia

Artigos se tornaram referência, publicados em periódicos internacionais O docente do curso de Odontologia da UNIPLAC, Msc. Gustavo Fornari Diez teve um artigo publicado no importante periódico The International Journal of Oral & Maxillofacial Surgery, em setembro de 2013. Com o tema “Tomographic follow-up of bone regeneration after bone block harvesting from the mandibular ramus”, o artigo é o primeiro estudo que traz e comprova a possibilidade do uso do osso autógeno (parte posterior do osso do queixo do paciente) para enxerto em implantes odontológicos. “Hoje a implantodontia sofre na efetividade de sua realização pela falta de matéria-prima óssea nos procedimentos e o nosso estudo inova nesta questão comprovando a possibilidade de tratamento sem aquisição externa destes recursos”, afirma o pesquisador, professor Gustavo. “A pesquisa por meio do estudo de caso clínico, teve alto índice de sucesso e por se tratar de um estudo inédito estamos muito felizes com as recentes publicações em âmbito internacional”. O periódico The International Journal of Oral & Maxillofacial Surgery está na classificação qualis CAPES A1, estrato de qualidade mais elevado dentro do modelo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES para avaliação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, sendo o A1, o mais elevado. Ainda em 2012, o professor Gustavo publicou no Journal of Oral Implantology – JOI, classificado como qualis CAPES B2, o artigo “Second harvest of mandibular ramus blocks in bone augmentation procedures: a case letter”, que apresentou um estudo de caso sobre a nova coleta de osso autógeno na região posterior da mandíbula. “Temos que acreditar e fomentar o nosso potencial em pesquisa e temos capacidade para isto. O Trabalho desenvolvido pelo professor Gustavo é prova de que os estudos produzidos na academia trazem resultados efetivos para a sociedade”, comenta a pró-reitora Patrícia sobre e atuação da Universidade nos aspectos de pesquisa e extensão, que complementam a base do tripé educacional que é o ensino. O reitor da UNIPLAC, professor Pfleger e a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, professora Patrícia Alves, estiveram com o professor Gustavo, nesta semana, o felicitando pelas publicações. (Fotos)