Pesquisador da Universidade Católica da Argentina visitou a UNIPLAC

Durante a estada do representante da UCA na Mostra Científica da UNIPLAC contatos foram estabelecidos Durante a Mostra Científica 2013 aconteceu na Universidade do Planalto Catarinense a palestra “Funciones Actuales del Derecho de Danõs”, proferida pelo Dr. Fernando Alfredo Ubiría, professor e pesquisador do curso de Doutorado em Ciências Jurídicas na Universidade Católica da Argentina (UCA). O doutorado em Ciências Jurídicas foi o primeiro a ser criado na UCA e é ministrado de maneira ininterrupta desde o ano de 1960. Em sua Palestra na UNIPLAC o Dr. Fernando trouxe informações e reflexões sobre a Responsabilidade Civil, como importante área do Direito, com enfoque no Direito Natural, tema esse pesquisado aqui na UNIPLAC pelo Grupo de Pesquisa Educação e Controle Social do Curso de Direito, com o título \"A Humanização do Direito Processual com fundamento no Direito Natural\". Este grupo de pesquisa envolve alunos do Curso de Direito e está a cargo dos professores Tomaz de Aquino Cordova e Sá Filho e Aline Elise Debiazi Vargas Longo, alunos do Professor Fernando Ubiría no curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da UCA, na Argentina. Durante a estada do pesquisador argentino na UNIPLAC foram realizadas atividades de integração com a apresentação da estrutura da universidade lageana, contato com os diretores e reunião com os professores do Curso de Direito, na perspectiva de convênio de cooperação institucional entre a UCA e UNIPLAC. Através dos professores Tomaz de Aquino e Aline Longo, a UNIPLAC encaminhou em julho último, para a Pontifícia Universidad Católica Argentina - UCA, uma carta de intenções com vistas ao estabelecimento desse convênio institucional. O Professor Fernando Ubiría, que também acumula o cargo de secretário de relações internacionais na UCA, manifestou-se positivamente sobre a possibilidade do convênio, especialmente diante do que presenciou em termos de desempenho de alunos e professores durante a Mostra Científica 2013. A expectativa é de que o documento seja formalizado até o final deste ano, para que as ações tenham inicio já em 2014. Referido convênio possibilitará o intercâmbio institucional entre alunos e professores de ambas as Instituições e, dentre outros aportes, servirá para fomentar a pesquisa científica na UNIPLAC.