Abertura da Mostra Científica aconteceu na noite de ontem

XVII Mostra Científica, XVI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e II Intercâmbio de Extensão compõem o maior evento da UNIPLAC Na noite de 07 de outubro, aconteceu no Centro Serra Convention Center, a abertura oficial da XVII Mostra Científica, do XVI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e do II Intercâmbio de Extensão. Apresentações culturais e a formação da frente de honra, com os discursos do Gestor de extensão, José Batista da Rosa, do Secretário Regional Gabriel Ribeiro e do Pró-Reitor de Pesquisa, extensão e Pós-Graduação, Juliano Leite fizeram parte da programação inicial da Mostra, seguida da palestra da noite, com o tema “A experiência de um pesquisador na Antártica”, com o Dr. Alexandre de Ávila Lerípio. O grupo de alunos do Projeto Samba Raiz coordenado pelo professor Paulo Henrique Godoi, que também é acadêmico do curso de música da UNIPLAC, realizou uma apresentação musical. A seguir foi a vez do Coral da Orquestra Sinfônica de Lages, sob a regência de Joed Jefer, abrilhantar ainda mais a abertura do evento. As atrações culturais apresentaram-se para um público de cerca de 2 mil participantes, que estiveram no Centro Serra para abertura da Mostra. “A Mostra Científica, a Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e o Intercâmbio de Extensão são eventos que refletem um momento de excelência da Universidade, por trazerem para debate a comunicação de saberes, por meio da exposição de trabalhos e projetos”. Esta é a afirmação do gestor de Extensão da UNIPLAC, professor José Batista da Rosa, que acredita ainda que não há conhecimento que possa se tornar patrimônio da humanidade sem comunicação e socialização. “Este é o objetivo da Mostra. A Universidade sai da sua rotina e por meio da mobilidade da programação traz o desafio aos autores inscritos de reflexão e comunicação, e aos ouvintes o bônus da aquisição do conhecimento prático, por meio dos relatos de caso que cada apresentação, palestra ou oficina traz”. A palestra de abertura foi proferia pelo Dr. Alexandre de Ávila Lerípio, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia e Doutor em Engenharia de Produção. Atuando atualmente como professor da Universidade do Vale do Itajaí e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, o pesquisador relatou em um momento rico em informações e imagens, sua experiência na coordenação de um projeto na Antártica, com o objetivo de entender como se desenvolve um sistema de gestão ambiental que promova a diminuição dos impactos causados pela presença física dos pesquisadores em um “continente virgem” e sensível à presença humana. “Procuramos gerar mais resultados científicos com menos impacto ambiental”, resume Alexandre. Os mais de 2.500 inscritos seguem participando da ampla programação da Mostra, que segue até sexta-feira, dia 10 de outubro. São diversas palestras e oficinas temáticas, além das apresentações orais e de pôsteres – mais de 500 trabalhos - que acontece em diversos locais da Universidade, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. As inscrições para ouvintes. assim como o credenciamento de participantes. ainda podem ser realizados ao longo do evento no QG da Mostra, em frente ao Protocolo da UNIPLAC. A programação detalhada, assim como a agenda de apresentação de trabalhos orais e pôsteres podem ser verificados site do evento: http://www.uniplac.net/mostra Informações: 49 3251-1009 ou 49 3251.1078| propepguniplac@gmail.com | pesquisauniplac@gmail.com, ou ainda diretamente Setor de Pesquisa, Prédio da Reitoria no Campus da UNIPLAC.