XVII Mostra Científica e XVI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - Grande evento tem início nesta segunda-feira

“Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Serra Catarinense” é o tema de 2013 Durante o período da XVII Mostra Científica e XVI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão, que acontecem de 07 a 10 de outubro, as atividades pedagógicas da Universidade são direcionadas às atividades do evento, conforme ATO NORMATIVO nº 014, de 19 de setembro de 2013. A Mostra Científica é o maior evento da Universidade do Planalto Catarinense e tem como objetivo integrar as essências da formação superior, através de exposições, debates, questionamentos e avaliação da produção científica, criando um espaço para troca de experiências entre professores, acadêmicos e pesquisadores de modo geral. O tema central da Mostra é “Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Serra Catarinense” e prevê grande participação e mobilização de público, a exemplo da última edição, que contou com cerca de 2500 participantes. As inscrições para ouvintes assim como o credenciamento de participantes devem ser realizados até o final da noite de hoje no QG da Mostra que será instalado em frente ao Protocolo da UNIPLAC. A edição de 2013 do evento traz algumas novidades, com objetivo de uma maior integração com a sociedade nos processos de geração do conhecimento, por meio da abertura para participação de pessoas da comunidade externa como ouvintes. Outra novidade é a apresentação dos temas e trabalhos dentro de eixos temáticos - Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; Educação, Cultura e Políticas Públicas; Trabalho, Empreendedorismo e Tecnologias Sociais; Cidadania, Participação Social; Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida; e, Ciência Política e Tecnologia – abrangendo todas as áreas do conhecimento. Da programação e conteúdo da Mostra A programação principal da Mostra Científica conta com palestras que serão ministrados por renomados profissionais do Brasil e também do exterior. A abertura oficial da Mostra, às 19h do dia 07 de outubro será realizada no Centro Serra Convention Center. Além da cerimônia oficial que contará com apresentações culturais e a presença de autoridades de diversas áreas das esferas municipal e estadual, acontecerá a palestra “ A experiência de um pesquisador na Antártica”, com o Dr. Alexandre de Ávila Lerípio. O Dr. Alexandre é Engenheiro Agrônomo (1993) e Mestre em Agronomia (1996) e Doutor em Engenharia de Produção (2001). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor da LCG Consultoria em Sustentabilidade. O restante da programação de palestras segue conforme o cronograma abaixo: 07 de outubro - 13h30 - Auditório do CCJ - Palestra “Inovação em Saúde” com Elisandréa Sguario, representante da Organização Pan Americana de Saúde - OPAS no Brasil. 08 de outubro - 9h - Auditório do CCJ - Palestra “Comunicação: o resgate do ser”, com Dra. Maria Julia Paes, pesquisadora da USP | 14h - Auditório do CCJ - Palestra “Segurança do Paciente, uma visão nacional e internacional”, com Dr. Walter Mendes, pesquisador da UFRJ-ENSP/FIOCRUZ | 19h - Auditório do CCJ - Palestra “Pesquisa e Mercado de Trabalho”, com o professor da UFMG, Dr. Marcos Pinotti | 20h30 - Auditório do CCJ - “Ética- Um desafio constante”, com Evandro Badin. 09 de outubro - 19h - Auditório do CCJ - Palestra “Empreendorismo na Serra, o que a indústria espera da Universidade”, ministrado por Graciliano Campos, Diretor Presidente da NovaEr Craft | 19h - Salão de Atos - Palestra “Funciones Actuales del Derecho de Daños”, com o Dr. Fernando Alfredo Ubiría, Secretário Acadêmicos do Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da PUC Argentina. 10 de outubro - 19h - Auditório do CCJ - Palestra “Tecnologia e Inovação na Empresa”, com Felix Polo, Gerente de Marketing da Todeschini | 19h - Salão de Atos - Palestra “Da dor ao prazer no trabalho docente”, com a Dra. Elizabete Barros, pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo |19h - Auditório do CCJ - Palestra “Eu empreendedor na área da saúde”, palestra que faz parte da programação do I Simpósio de Fisioterapia, ministrada pelo Dr. Alexandre Acosta. Além das palestras, cumprindo com o foco da Mostra acontecem as exposições de pôsteres e apresentação de trabalhos e oficinas que acontecem durante os três períodos dos dias de realização do evento em diversos espaços da Universidade. A submissão dos trabalhos foi realizada durante o mês de setembro e contou com mais de 500 trabalhos inscritos. Todos estes trabalhos serão apresentados e expostos durante a Mostra. Os locais e horários da programação de apresentação de trabalhos serão divulgados na segunda feira, dia 30 de setembro. A programação detalhada, assim como a agenda de apresentação de trabalhos orais e postêres podem ser verificados site do evento: http://www.uniplac.net/mostra Informações: 49 3251-1009 ou 49 3251.1078| propepguniplac@gmail.com | pesquisauniplac@gmail.com, ou ainda diretamente Setor de Pesquisa, Prédio da Reitoria no Campus da UNIPLAC.