Livro trará análise sobre a efetiva atuação do Conselho Municipal de Educação na educação escolar

O livro CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO & ENSINO ESCOLAR: LIMITES, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES de autoria da Mestre em Educação Mara de Fátima Marcelino será lançado em outubro na 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, que acontece de 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Universidade Federal de Goiás (UFG), evento que acontece anualmente com a participação de vários pesquisadores do Brasil e do exterior. Em Lages a autora busca espaço para lançamento e exposição na BIENAL, programada para o mês de novembro. O objetivo da pesquisa foi o de analisar o grau de participação e de atuação dos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e a sua contribuição para a educação municipal, por meio dos trabalhos e proposições do CME, como instância representativa e colegiada que propicia à sociedade civil se fazer representada e exercer efetivamente o controle social das políticas públicas. O estudo também objetiva a possibilidade dos conselheiros analisarem e reverem suas ações como representantes da sociedade civil adotando uma práxis que viria ao encontro das necessidades da classe trabalhadora. “Nossa proposta de pesquisa e de análise é de construção de um estado ampliado onde sociedade política e civil se integram, engendram em uma só perspectiva buscando a educação de qualidade”, afirma a autora que diz ainda que “usar esta concepção significa sair da noção restrita de um mero espaço de poder a serviço da classe dominante e reconhecer que os conflitos sociais perpassam o aparelho do Estado”. Segundo a autora é importante o entendimento de que a educação está também submetida à política e a luta de classes, e que, com este entendimento, o CME poderá fazer a diferença na educação municipal e na vida dos estudantes, transformando-os em protagonistas de sua própria história. O trabalho foi orientado pela Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Mestrado em Educação UNIPLAC).