Professora da UNIPLAC esteve no I Seminário Interamericano de Educação do Campo na Bahia

O I Seminário Interamericano de Educação do Campo, sediado na Bahia, aconteceu de 04 a 06 de setembro de 2013, com o tema “A Educação dos Camponeses na América Latina: Da subalternidade à emancipação” e contou com a participação da professora e assessora técnico-pedagógica da UNIPLAC, Ilsen Chaves da Silva. A Profa. Ilsen atuou em uma mesa temática, discutindo com colegas de diferentes regiões como Pará, Bahia, Minas Gerais, e os países: Argentina e Uruguai, o tema “Classes multisseriadas nas escolas do campo: rompendo silêncios”. Ela também coordenou o Grupo de Estudos “Educação Infantil e Multisseriadas”. A Profa. Ilsen relata que a participação no evento culmina de uma série de atividades iniciadas por ela, há alguns anos, em sua pesquisa para o Mestrado, passando pela busca de subsídios no distante Timor-Leste, buscando saber como sair da estagnação para um processo de construção efetiva, com o envolvimento da sociedade em discussões e perspectivas apontadas para o campo em todos os âmbitos: Trabalho, Educação, Modos de Produção, Saúde e Ciências da Terra. “Tenho os pés fincados no chão de minha terra, embora a cabeça nas nuvens, em outras paragens as quais têm servido de referência mostrando-nos ser possível um modos vivendi mais igualitário e humano, onde as pessoas possam crescer e se desenvolver, serem felizes, longe da miséria humana que assola grande parte dos territórios Mundiais”, detalha a professora que se alegra em ter visto acontecer em parceria com o Mestrado em Educação e com o IFSC- Urupema a primeira “Jornada de Educação e Desenvolvimento Sustentável da Região Serrana”, evento que segundo a educadora “aponta para o início de um trabalho partilhado que poderá desencadear o tão sonhado salto de qualidade de nossa região”. O evento aconteceu na Universidade do Recôncavo Baiano – UFRB e congregou ainda o II Seminário Estadual de Educação do Campo da Bahia (Bahia), o III Seminário de Educação do Campo do Recôncavo vale do Jiquiriçá e o IV Encontro de Educação do Campo de Amargosa.