Nova Coordenação do Mestrado em Educação tomou posse

Realizada na segunda feira, dia 09 de setembro na UNIPLAC a posse da nova coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense. Tomaram posse os professores Doutora Marina Patrício de Almeida, como coordenadora e Doutor Geraldo Antonio da Rosa, como coordenador adjunto. Durante a transmissão dos cargos os coordenadores Doutora Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Doutor Geraldo Augusto Locks falaram sobre a evolução do Programa, as atividades de produção científica e o contexto da participação do Mestrado na efetiva melhoria da Educação local e regional, por meio de sua atuação, durante a sua gestão que corresponde o período entre março de 2010 e setembro de 2013. Os coordenadores indicaram também as possibilidades e necessidades do Mestrado. “Desejamos uma gestão exitosa à nova coordenação, profícua, para que com sabedoria dê continuidade às ações que consolidam o programa e a universidade; e dos desafios que permanecem transforme em possibilidades de avanço”, declaram os coordenadores Profa. Malu e Prof. Locks. “Ninguém faz gestão sozinho, todos os êxitos de nossa gestão foram graças a um colegiado que assumiu as responsabilidades diante das crises, dos limites e das potencialidades do PPGE”, eles concluíram. Na oportunidade as representantes da Fundação UNIPLAC Elusa Camargo e da Reitoria Profa. Vera Rejane afirmaram a importância do Stricto Sensu na consolidação da Universidade, como ambiente de circulação, difusão e produção de conhecimentos no campo da Educação. O MESTRADO E EDUCAÇÃO O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado foi criado e normatizado pela Universidade do Planalto Catarinense em 2004, a partir do que, pela Resolução nº 033, de 10/05/2005, a Reitoria autorizou o funcionamento do Mestrado em Educação. O PPGE de Mestrado em Educação da UNIPLAC obteve seu reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, através da Resolução nº 102 de 20/11/2007, fundamentado na legislação educacional estadual, ato homologado pelo Governador do Estado através do Decreto nº 1.002, de 18/12/2007 (D.O.E. nº 18.270, de 18/12/2007, p. 4). O Mestrado teve turmas matriculadas em 2010, 2011, 2012 e 2013 e está com processo seletivo aberto para nova turma em 2014. O relato de atividades da Gestão 2010/2013 segue resumido: - Formação de profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para a produção de conhecimentos das primeiras turmas do programa; - Institucionalização do PPGE como sócio da ANPEd, com a inserção do Mestrado nos fluxos do Programa no país; - Priorização da produção e a publicação, para alcançar o objetivo de encaminhar o APCN do doutorado; - Ampliação da participação de docentes e discentes em eventos científicos, com foco na ANPEd, ANPEDINHA e EDUCERE; - Celebração de convênios interinstitucionais nacionais e internacionais com UNTREF (Argentina); UNSAM (Argentina); UPF; PUCPR; UNICAMP e início da tramitação para convênios com COLOMBIA e PARIS V(França); - Realização de Projetos Interinstitucionais – UNIPLAC / UFSC com o Observatório da Educação do campo e UNIPLAC/ UNICAMP com o observatório da educação básica; - Engajamento do PPGE em editais de pesquisa como PIBIC Junior da Fapesc; PIBIC CNPq; artigos 170 e 171; - Oferecimento de cursos de extensão; - Projetos de extensão de educação ambiental; formação de lideranças e gestores sociais, bem como a participação dos docentes do colegiado em fóruns de discussão de políticas públicas; - Participação efetiva dos doutores do colegiado na construção, operacionalização e gestão do Programa de Formação Superior de Agentes para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) em duas edições: uma sequencial de 3 anos (2009-2011) e outra que está sendo desenvolvida em 2013 (extensão de 200 horas). Como metas na manutenção de seu objetivo o Metrado em Educação buscará maior organicidade do PPGE junto ao stricto sensu: PPGAS e futuros cursos de mestrado da universidade; a implantação do Doutorado em Educação com todas as suas implicações; a continuidade da política de visibilidade e divulgação do PPGE em âmbito regional, nacional e internacional e o fortalecimento todas as iniciativas que venham garantir e a autonomia da universidade.