Fundação UNIPLAC contrata grande empresa do ramo de desenvolvimento de software, em busca de melhorias

No final do ano de trabalho de 2012, a Fundação UNIPLAC, fechou contrato com a Empresa TOTVS, que será responsável pelo novo sistema corporativo adquirido pela Fundação. A aquisição do novo sistema acadêmico já era almejada há algum tempo na instituição, pois com ele todas as dificuldades com acesso aos serviços disponibilizados eletronicamente, como a Intranet, o Canal Direto, Publicações e a melhoria no processamento de dados pedagógicos de cadastro e ensino para alunos e professores, serão saneadas ao longo do seu processo de implantação. O momento agora é de adequação das redes e equipamentos utilizados, para em seguida iniciar o processo de migração para o novo sistema. Segundo a gestora do Núcleo de Informática UNIPLAC, Jussara Benetti Todeschini, várias ações devem ser executadas antecipadamente. “É como o preparo da terra para receber a semente, se não estiver devidamente em condições, não colheremos bons frutos”, ela compara. Esta afirmação justifica todo o trabalho já iniciado no segundo semestre de 2011, com a troca do cabeamento de rede, inicialmente na reitoria e que se estenderá por todo o campus e também, com a otimização dos aplicativos instalados nos servidores da UNIPLAC, o que resultará num melhor aproveitamento dos mesmos. Novos equipamentos foram adquiridos, além de outros investimentos que foram realizados com vistas ao sucesso do processo de melhorias. Jussara detalha ainda, o processo de migração: “Iniciaremos pelo Módulo Acadêmico, mas o projeto da TOTVS contempla toda a instituição, ou seja, um sistema corporativo, que estará totalmente implantado no segundo semestre de 2014”. Por tudo isto, e por envolver não só a parte administrativa, mas também toda a comunidade acadêmica da Universidade do Planalto Catarinense - acadêmicos, professores e técnicos administrativos - Jussara explica que trata-se de um processo delicado e que necessitará da compreensão de todos os usuários. O processo de seleção da empresa contou com visitas pela equipe da UNIPLAC à instituições de ensino, com o porte similar ao seu, buscando atestar a qualidade dos sistemas por elas utilizados, reuniões com os setores da Universidade com o objetivo de conhecer novas ferramentas A partir daí, seguiram os contatos com a TOTVS, convertendo na sua contratação. A TOTVS é a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão da América Latina e a 6ª maior do mundo com mais de 28 anos de atuação, reúne marcas como Microsiga, Datasul, Logocenter, RM Sistemas e BMI, sob sua aquisição e controle. Tem mais de 26 mil clientes ativos e está presente em 23 países, também por meio de unidades e franquias. Destaca-se pelo desenvolvimento de soluções específicas para seus clientes.