Serviço Social faz a diferença nas políticas públicas de Lages e Região

Curso na UNIPLAC prevê nova turma e está com inscrições abertas para 2013 O Curso de Serviço Social da UNIPLAC vem atuando desde 2003 na formação de profissionais competentes e atuantes, que promovam o exercício pleno da cidadania dos usuários do Serviço Social. Ainda durante a graduação os acadêmicos já começam a vivência as experiências da profissão, através de parcerias e projetos realizados pelo colegiado do curso. Durante o ano de 2012 o curso participou efetivamente de diversas ações e eventos como, por exemplo, a discussão e aprovação do novo Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência do município de Lages em parceria com a equipe do Ministério Público, além das parcerias em programas como o APOIA (programa que visa garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes) e APOMT (sistema unificado de aviso compulsório de maus-tratos e violência praticados contra crianças e adolescentes), acompanhados pelos acadêmicos estagiários do curso. Além disso destaca-se a inserção de acadêmicos do curso em campos de estágio não obrigatório remunerado, em instituições como Ministério Publico, Tribunal de Justiça, Celesc, SESC, entre outros. O trabalhos de extensão vêm como complemento ao conhecimento adquirido, permitindo a atuação dos acadêmicos em um programa que se desmembra em projetos sociais fundamentais. São diversos os exemplos de projetos: Capacitação de Cuidadores de Idosos das Instituições de longa permanência, o Universidade Construindo Cidadania no Presídio de Lages e Anita Garibaldi, Mediação Familiar no Tribunal de Justiça e Vara da Família, Programa Minha Casa Minha Vida em parceria com Secretaria de Habitação e Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Cabe destacar ainda, a inserção de acadêmicos como bolsistas em projetos de pesquisa. A qualidade do curso tem se comprovado através de seus resultados positivos em avaliações como o ENADE, com conceito 4 em índices de no máximo nota 5, e também na aprovação dos acadêmicos e ex-acadêmicos, com destaque, em concursos públicos. O profissional egresso do Curso de Serviço Social poderá atuar em prefeituras Municipais e Estaduais, nas Secretarias de Assistência Social, Saúde, Habitação e Geração de Trabalho e Renda; Empresas; Hospitais; Penitenciárias; Escolas: Fóruns de Justiça; Ministério Público; Movimentos Sociais; Organizações Não Governamentais; Assessoria e Consultoria; e, Universidades. O curso tem duração de 4 anos, funciona no turno noturno e é um dos cursos de ensino superior que está no Processo Seletivo de Verão 2013 da UNIPLAC, com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. Informações no site da UNIPLAC ou ainda através dos e-mails ssocial@uniplac.net, audrilara@yahoo.com.br e dos telefones: 49 3251.1114 e 99135153 (Profa. Audrilara)