Uniplac e APAS se reúnem para celebrar o natal em Libras

Os cantos e encenações de natal ganham uma forma especial de apresentação quando se reúnem os integrantes do curso de extensão formação continuada em educação inclusiva – Libras da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e os frequentadores da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (APAS). Há três anos, a devolutiva da construção do conhecimento em Libras, adquirido durante o curso na Universidade, acontece na festa de confraternização da APAS. Nesta quinta-feira (16), a dramatização do nascimento de Cristo e as músicas natalinas foram apresentadas na língua brasileira de sinais. Até mesmo o Papai Noel e suas ajudantes se comunicaram em Libras para entregar os presentes às crianças. Durante todo o dia, o pátio da APAS foi o palco das apresentações dos grupos e o local de integração entre os alunos e a comunidade, já que o curso de extensão é voltado a esse público. Laura Letícia dos Prazeres e Daniela Vieira não perderam a sincronia ao dançar uma música interpretada por um cantor pop e jovem assim como elas. Laura tem deficiência auditiva e Daniela é surda profunda, mas isso não as impediu de fazer uma bela apresentação e colocar o público a dançar também. De acordo com a professora Lenice Boscato, essa proximidade entre os participantes do curso e os frequentadores da APAS é muito importante. “Os alunos estarem inseridos em um grupo de surdos, nem que seja por pouco tempo, auxilia muito na inclusão dessas pessoas na sociedade”.