Professora Rosiléia Marinho de Quadros tem trabalho apresentado em congresso internacional

AA Professora da Uniplac, Rosiléia Marinho de Quadros, teve trabalho apresentado no VIII Congresso Centroamericano y do Caribe de Parasitologia e medicina tropical, VII Congresso Cubano de microbiologia y Parasitologia e VI Congresso nacional de Medicina tropical e congresso do 70 Aniversário do Instituto de Medicina tropical Pedro Kouri, realizado entre os dias 4 a 7 de dezembro de 2007 na cidade de Havana, Cuba. O trabalho apresentado teve como título: PERFIL DA CISTICERCOSE EM HUMANOS ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM UMA CLÍNICA RADIOLÓGICA DE LAGES, SANTA CATARINA, BRASIL. A cisticercose humana é uma doença gravíssima, onde ovos da “taenia” (vulgarmente conhecida como “solitária”) entram na corrente sanguínea da pessoa. Esses ovos eclodem, formando os cisticercos, que seriam larvas da taenia que crescem e se alojam em partes do corpo humano. Muitas vezes essas larvas alojam-se no cérebro ou em outros órgãos vitais, provocando sérios problemas de saúde na pessoa infectada. O trabalho foi desenvolvido nos anos de 2004 à 2005, em conjunto com uma clínica radiológica de Lages, com a participação do Médico Charles Salermo e pela ex-acadêmica do curso de enfermagem Maria Cristina Willemnn, hoje enfermeira e mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina onde desenvolve projeto no mesmo tema. Este trabalho buscou analisar mais de 5000 exames radiológicos de pacientes feitos ao longo de 2002 a 2004, para analisar a localização do cisticerco, sexo, idade, ocupação social, bem como local de residência. O trabalho teve por conclusão dados ainda alarmantes sobre a enfermidade na região, verificando que ainda muitos problemas de questões sanitárias necessitam ser resolvidas. O estudo foi enviado para a comissão da organização do evento, que por surpresa foi indicado para apresentação oral em espanhol. Em virtudes de problemas financeiros para ir apresentar, o mesmo foi apresentado pela pesquisadora Dra. Sandra Marques Tietz, médica veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nestes 5 anos de pesquisa na UNIPLAC, foram publicados 6 artigos em periódicos, sendo 1 internacional, onde agora no mês de dezembro outro será publicado na revista da ULBRA, e outro está em espera de aceite por uma revista chilena. 38 trabalhos foram apresentados em Congressos , sendo 36 no Brasil e 2 no exterior. Para o próximo ano tem previsão de mais de 7 trabalhos de publicação em conjunto com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas.