Pesuisa de Extensão

Extensão e pesquisa 2013-2015

Em 2013 foi implantado na UNIPLAC o Programa Permanente Institucional Integrado de Educação Ambiental na Graduação (PPIEAG). Trata-se de uma iniciativa de duas professoras do PPGE (Profas. Lúcia Ceccato de Lima e Marina Patrício Arruda), voltada para toda a universidade. A iniciativa resultou da inserção e participação das docentes em redes nacionais e internacionais de Educação Ambiental, cujos movimentos resultaram na criação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental: MEC/CNE - Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. O processo de ambientalização da universidade requer um repensar em diversos sentidos (universidade como sistema e não apenas como estrutura), uma vez que o desenvolvimento das instituições de Ensino Superior carece, ainda, de uma visão de gestão aglutinadora para transpor, tanto técnica como operacionalmente, os desafios que se apresentam à concretização desse processo de ambientalizar (MARCOMIN, e SILVA, 2009, p. 108). O PPIEAG tem por estratégia a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensões voltadas à Educação Ambiental. Para a gestão da Política Nacional de Educação Ambiental é preciso promover a articulação das ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, potencializando a função da educação para as mudanças culturais e sociais relacionadas à Educação Ambiental. Colaboram nesse projeto mais duas docentes do PPGE: Marilu Diez Lisboa e Lurdes Caron. Em síntese, são múltiplas e diferenciadas modalidades de inserção do PPGE no nível de graduação na Universidade, transcendendo a modalidade tradicional do ministrar aulas. Ou seja, a atuação dos docentes doutores, conforme as atividades descritas acima, amplia e intensifica a efetivação do preceito acadêmico, ensino-pesquisa e extensão, ao estimular a habilidade da pesquisa, a construção de novos conhecimentos desde a graduação como é da natureza de uma Universidade em seu pleno significado. A partir de 2014, com a aprovação do referido projeto em edital CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 01/2014 - PROGRAMA UNIVERSAL intilulado AMBIENTALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SUBSÍDIOS ÀS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS EM SANTA CATARINA , o PPIEAG ganha novo impulso ao integrar essa pesquisa com mais sete universidades do sul do país.

Projetos de pesquisa – 2015:

Edital 170: Aprovado.

“Acesso e permanência no Ensino Superior: A situação de jovens egressos do Sistema Público de Ensino – universitários da UNIPLAC que trabalham e estudam.

1 bolsista: Manuela da Silva Moura – 2º semestre Odontologia UNIPLAC

Resumo

A busca pela universidade faz-se cada vez mais importante para um contingente crescentemente expressivo de jovens, homens e mulheres, que pretendem uma qualificação pessoal e profissional que lhes garanta uma vida mais cidadã, paralelamente ao ingresso e à permanência no mundo do trabalho. Existe no Brasil, nos anos mais recentes, uma preocupação em contemplar com esta possibilidade os jovens que freqüentam o sistema público de ensino, como forma de garantir uma maior equidade no processo de ingresso à universidade. No entanto, ela ainda se faz de forma pontual e as faculdades, centros universitários e universidades particulares, constituem-se em locais onde jovens que trabalham podem ter acesso custeando, com seu próprio ganho, seus estudos de nível superior. Invariavelmente, inclusive, esta é a única possibilidade de frequentarem os bancos deste nível de ensino.  A Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) contempla esta preocupação, observando com cuidado os estudantes que trabalham e estudam, em parte  jovens oriundos das escolas públicas que se esforçam para custear seus estudos de nível superior. Por meio do presente projeto de pesquisa propomos estudar como estes jovens percebem o seu aproveitamento nos estudos, uma vez que dividem seu tempo entre atividades laborais e como estudantes. Concomitantemente à investigação propomos  o engajamento em atividade dos cursos de Graduação da UNIPLAC, relacionada à questão de preparação para a inserção no mundo do trabalho, decorrentes de demandas  que se apresentarem no processo da pesquisa. Os resultados obtidos por meio da pesquisa aqui proposta estarão assentados nos significados e nos sentidos da necessidade de acumular as funções de trabalhador e estudante quanto ao ingresso e permanência no ensino superior.  Estes dados servirão como subsídios para as duas ações acima propostas, contribuindo para uma maior visibilidade dos efeitos da opção por trabalhar e estudar num curso superior junto aos sujeitos centrais do processo, bem como para a avaliação e possíveis reajustes a partir da percepção dos participantes da pesquisa.

 

Projetos de extensão – 2015:

Edital 042: Recomendados mas não aprovados.

54 RECOMENDADO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETO DE VIDA

68 RECOMENDADO: PROJETO ORIENTAÇÃO DE CARREIRA

 

Projeto Extensão – oficinas – a ser desenvolvido na Semana dos Museus, de 18 a 23 de maio.

13ª Semana Nacional de Museus

10ª Semana Museu Thiago de Castro

Museus para uma sociedade sustentável – 18 a 24 de maio de 2015

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: stricto@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Dra. Vanice dos Santos
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2017 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia