PPGE promove Seminário online

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), por meio da disciplina de Processo Socioculturais e Educação, ministrada pelos professores Geraldo Locks e Mareli Graupe, organiza o seminário “Educação e democracia em tempos de autoritarismo”.

O evento será online e acontece na quinta-feira (21), para professores e estudantes do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS). Participam do encontro, a professora e doutora em história Sara Nunes, o professor e doutor em psicologia Mário Resende, o agrônomo e doutorando Moisés Savian; o jornalista e professor universitário Luiz Henrique Zart e o jornalista e escritor Vitor Hugo Brandalise.

Para o professor e doutor Geraldo Locks, o seminário é uma inovação pedagógica, dada a situação atual, por conta do isolamento social, em que a dinâmica das aulas é virtual. “O evento pretende enriquecer nosso cronograma de atividades, será um momento para refletir a conjuntura, o tempo em que estamos vivendo, trataremos sobre educação, organização social e política da nossa sociedade, e o nosso compromisso como cidadãos”, explica.  A professora e doutora, Mareli Graupe, afirma que a realização do Seminário atende uma necessidade dos próprios estudantes, que é de aprofundar conhecimentos no que se refere ao papel do jornalismo na atual conjuntura do Brasil. “Destaco a importância de checarmos as informações que chegam por meio das redes sociais, penso que essa é uma das maiores contribuições que teremos com a realização deste evento”, analisa.

O professor Jaime Dresch, coordenador do PPGE, ressalta a importância do evento, que se soma às diversas estratégias que estão sendo adotadas no Programa neste momento de isolamento social. “A situação atual nos move para buscarmos alternativas a fim de darmos continuidade a todo o trabalho que é realizado no Mestrado. Estamos vivendo tempos de incertezas, mas também é uma época que aprendizagens, que demanda soluções inovadoras. Temos clareza sobre o que representa ser inovador e que isso não envolve apenas o uso de tecnologias digitais de comunicação, é mais que isso: é adotar uma postura criativa e humana, compreendendo nossa tarefa formativa numa dimensão bastante ampliada. A realização deste Seminário demonstra nossa preocupação em fazer a leitura da realidade atual, colocando-a em perspectiva para que possamos discuti-la no âmbito científico”, reflete.

O seminário será gravado e posteriormente poderá ser compartilhado com cursos de graduação da universidade.

Texto: Suzane Faita