PPGE participa do “Congresso Internacional Educar na(s) infância(s): possibilidades de brincar e de aprender”

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado em Educação da UNIPLAC participou do “Congresso Internacional Educar na(s) infância(s): possibilidades de brincar e de aprender”, realizado de 15 a 18 de agosto de 2019, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O PPGE/UNIPLAC foi uma das instituições parceiras na promoção do evento, que teve como objetivo oportunizar o aprofundamento teórico-prático, a divulgação de pesquisas e o debate sobre diferentes aspectos da educação na(s) infância(s), em especial no período de zero a cinco anos. O Congresso contou com a participação de professoras/es e gestoras/es da Educação Básica e do Ensino Superior das redes públicas e privadas, estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadoras/es.

A programação contou com pesquisadoras/es de diversas instituições nacionais e da Itália, como o pedagogo Aldo Fortunati, docente da Universidade de Florença e a professora Maria Carmen Silveira Barbosa, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Participaram do Congresso 13 mestrandas do PPGE/UNIPLAC, que apresentaram 7 comunicações orais, elaboradas em coautoria com as/os orientadores: Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe, Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva, Profa. Vanice dos Santos e Prof. Dr. Jaime Farias Dresch. O professor Jaime integrou a Comissão Organizadora do evento, no qual mediou a mesa redonda “Escolaridade e a(s) Infância(s)” e coordenou a roda de conversa “Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil”.