Professora da Uniplac publica seu quarto livro

A Profa. Dra. Lurdes Caron, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PPGE) da Uniplac, também escreve sobre a formação de Professores de Ensino Religioso no Brasil e em Santa Catarina. Esta dedicação já resultou na publicação de quatro livros, pela editora ICEP. Sua mais recente obra é intitulada: “Educação Religiosa Escolar em Santa Catarina entre conquistas e concessões: Uma experiência ecumênica com enfoque na Formação de Professores (1970-1995)”.Nele a Professora republica sua dissertação de Mestrado com destaque: a formação de professores de Educação Religiosa Escolar (ERE), no Estado de Santa Catarina, em uma proposta aberta a todo educando catarinense. Uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Conselho de Igrejas para Educação Religiosa Escolar (CIER), entre 1970-1995. Descreve o desenvolvimento da ERE e do CIER e reflete sobre a formação de professores para esse componente curricular.

Outras publicações

A Professora completou a publicação da sua Tese de Doutorado com três livros, destacando a Formação de Professores de Ensino Religioso entre 1996-2016, respectivamente:

Formação de professores: Ensino Religioso na História da Educação Brasileira - Apresenta a contextualização histórica da Educação, Ensino Religioso e da formação de professores no sistema de ensino da educação brasileira. Faz referências à Constituição de 1988, à educação no Brasil Colônia no Império, na República, na constituição de 1934 até a atualidade.

Formação de professores: Das políticas Públicas para a Compreensão do Ensino Religioso no Brasil - Destaca o entendimento de uma formação específica para o docente do Ensino Religioso que exige um trabalho intensivo, reflexivo, crítico e emancipatório. Reflexão que caminha em direção à compreensão e entendimento do fenômeno religioso como objeto do Ensino Religioso, com possibilidade de diálogo com e entre as diferenças em uma perspectiva multicultural.

Formação de professores: Contexto Histórico e Trajetórias do Ensino Religioso no Sistema Estadual Catarinense - Mostra que o Estado de Santa Catarina é pioneiro na oferta de curso de graduação em Ciências da Religião – Licenciatura Plena – Habilitação em Ensino Religioso. O livro apresenta diferentes leituras de políticas e práticas de atores e autores: Entrevista com docentes e egressos do Curso de Ciências da Religião – Licenciatura Plena em Ensino Religioso.

Texto: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac

Fotos cedidas pela Professora Lurdes Caron