Infraestrutura

Laboratórios

Os docentes e estudantes do PPGE têm acesso a todas as instalações e equipamentos da Universidade, entretanto serão apresentados aquelas que são de uso exclusivo ou frequente pelos mesmos. 
Laboratórios dos grupos de pesquisa do PPGE/UNIPLAC 

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação são responsáveis por um conjunto de Grupos de Pesquisa que abrigam diversos projetos de pesquisa. Seis desses grupos conquistaram espaços próprios para desenvolver as atividades de pesquisa e extensão com mestrandos, egressos, docentes e estudantes da graduação e inclusive estudantes de iniciação científica do ensino médio (PIBIC EM/CNPq). Os financiamentos obtidos permitiram adquirir materiais de consumo e permanentes que foram instalados nesses espaços para uso das equipes de pesquisa. Os GPs com espaço e equipamentos próprios são os seguintes: 

1. GEPESVida – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. 
Líder: Dra. Marina Patrício Arruda. 
Sala 2124, Térreo do Bloco 2. 

O Grupo possui uma sala de aproximadamente 22,94m², com climatização (split), dois armários para escritório, duas mesas com um computador cada uma, impressora e mesa de reuniões com oito cadeiras. O espaço abriga quatro projetos de pesquisa e dois de extensão, sendo utilizado por pesquisadores e bolsistas. Os projetos estão registrados e descritos no tópico correspondente desta plataforma. Como a líder do GEPESVida atua em dois Programas de Pós-graduação (Educação e Ambiente e Saúde) a ocupação da sala fortalece o caráter transdisciplinar das atividades, promovendo em alguns momentos interações entre os dois Programas. 

2. INCLUSÕES CURRICULARES: ATORES SOCIAIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 
Líder: Profa. Dra. Lurdes Caron. 
Sala 2124, Térreo do Bloco 2. 
Este grupo divide espaço, em dias alternados, com o GEPESVida. 

3. GEDETER – GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS 
Líder: Dr. Geraldo Augusto Locks. 
Sala: 3301 A – 3º Piso do Prédio CCJ. 

O Grupo ocupa uma sala de aproximadamente 32 m². Possui duas mesas e cadeiras, dois computadores e uma impressora; um Datashow, dois notebooks, um gravador digital, uma câmara fotográfica e em 2016 adquiriu equipamentos para a realização de eventos públicos (equipamentos de som e tenda). Possui ainda mesa de reuniões com cadeiras. Um armário que abriga uma pequena biblioteca, com acervo específico. O GEDETER desenvolve um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo MCTI/SECIS/MTE/SENAES/CNPq, chamada 089/2013, cujos recursos permitiram adquirir os equipamentos e também custear bolsistas. Conta com um automóvel VW Gol/2009, cedido pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), vinculado a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES). 

4. GECAL - GÊNERO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA. 
Líder: Dra. Mareli Eliane Graupe. 
Sala: 3301 B, 3º Piso do Prédio CCJ. 

Sala de aproximadamente 32 m². Possui uma mesa grande para reunião com espaço para 10 ou 12 pessoas, 10 cadeiras, duas cadeiras giratórias, um armário para livros, um armário para materiais de escritório, três mesas com três computadores e uma impressora, um datashow, dois notebooks, dois gravadores digitais de áudio, uma câmera fotográfica e um telefone com ramal próprio e senha para chamadas externas. 
O GECAL abriga três projetos de pesquisa e extensão que estão registrados e descritos na plataforma, no item apropriado. 

5. GEPES AMBIENS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AMBIENTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE. 
Líder: Dra. Lucia Ceccato de Lima. 
Sala: 2112 – Bloco 2. 

Esse laboratório tem aproximadamente 25 m², é mobiliado e possui uma estante para uma pequena biblioteca, armários, mesas, notebook, gravador e material pedagógico e de consumo para as oficinas de educação ambiental. Tem um hall de entrada amplo com uma mesa grande, além de mesa interna para as oficinas. Localiza-se estrategicamente próximo ao Núcleo de Educação Ambiental e o Laboratório de Ciências Ambientais do Básico. Outra estrutura que é articulada ao grupo de pesquisa e a Estufa de Produção de Mudas Nativas situada na área do Campus. Todos esses espaços são utilizados para a realização das atividades de educação ambiental, abrigam os projetos de pesquisa e os bolsistas de mestrado, graduação e inclusive de iniciação científica do ensino médio (PIBIC/EM/CNPq). Esse espaço adquire os materiais a partir de projetos financiados. 

6. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LABORATÓRIO AQUÍFERO GUARANI. 
Coordenação: Prof. Dra. Lucia Ceccato de Lima. 
Sala 2114, 1 Piso, bloco 02. 

Este laboratório tem área de 21,56 m² e está equipado com mobiliário de escritório, material de expediente, um computador de mesa, equipamentos específicos para análise de águas e o material pedagógico para as oficinas de Educação Ambiental do Projeto. O GP conta com dois veículos adquiridos com recursos do Projeto Interinstitucional Aquífero Guarani para deslocamentos de pesquisadores e bolsistas para atividades de campo, de Educação Ambiental ou transporte de material para as oficinas pedagógicas (uma Camionete Ford Ranger XL /Ano 2009 e uma VW Kombi/Ano 2009). 

7. REDE DE EGRESSOS: CONHECIMENO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 
Líder: Dra. Ana Maria Netto Machado até 2015 e Dra. Maria Selma Grosch a partir de 2016. 
Sala 2218B, 1º Piso, Bloco 2. 

8. LABORATÓRIO DE ESCRITAS E AUTORIAS. 
Líder: Dra. Ana Maria Netto Machado. 
Sala 2218B, 1 Piso, Bloco 2. 

9. ESTUDOS DECOLONIAIS: CRÍTICA AO EUROCENTRISMODAS PRÁTICAS ESCOLARIZADASE DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS GRADUAÇÃO. 
Líder: Dra. Ana Maria Netto Machado. 
Sala 2218B, 1º Piso, Bloco 2. 

10. NESEF – REGIONAL PLANALTO CATARINENSE – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA. 
Líder: Dra. Vanice dos Santos. 
Sala 2218B, 1º Piso, Bloco 2. 

11. HISTEDBR-SERRA CATARINENSE – GRUPO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 
Líder: Dra. Carmen Lúcia Fornari Diez. 
Sala 2218B, 1º Piso, Bloco 2. 

Os cinco últimos grupos de pesquisa acima, da Linha 1, compartilham o mesmo espaço físico. É uma sala ampla, com mobiliário e equipamentos que permite a realização das atividades dos projetos de pesquisa, em horários diferenciados. 

OUTROS LABORATÓRIOS E INFRAESTRUTURA DISPONÍVEIS PARA MESTRANDOS DO PPGE: 

1) Seis (06) Laboratórios de informática compartilhados. 

2) Salas de Projeção 2214, 2216 e a sala de projeção da Medicina, com multimídia fixo, para realização de Seminários, disponíveis sob agendamento prévio. 

3) Salas de Multimídia: No bloco do Mestrado há 10 salas com equipamento de multimídia fixos, disponíveis conforme agendamento prévio, além de 10 multimídias móveis disponíveis no setor de meios, sob solicitação prévia. 

4) Estacionamento e Mobilidade no Campus: O estacionamento é amplo, e está em fase progressiva de arborização, sendo oferecido gratuitamente à comunidade acadêmica. A Mobilidade é facilitada pela urbanização e sinalização de trânsito existente, além de passarela coberta entre os blocos de salas de aula e o Centro de Convivência (sua importância radica no clima frio de Lages). 

5) Salas de aula: quatro salas de aula convencionais, com mesas, cadeiras estofadas, quadro para giz, multimídia, computador, caixas de som, acesso à Internet por cabo e wifi. 

6) Salas do Setor Administrativo: Sala para a Coordenação do curso, sala para a Secretária do PPGE e salas para os docentes permanentes, equipadas com armários, estantes, mesas, telefones, computadores com acesso à Internet, com acesso à impressora. 

7) Quatro salas para a Secretaria Geral da Pós-graduação (arquivo, chefia e pessoal técnico-administrativo), ocupadas por quatro técnicos administrativos e um Gestor do Setor, equipadas com armários, estantes, mesas, telefones, computadores com acesso à Internet e impressora; atende alunos, docentes e público em geral nos três turnos de funcionamento da instituição. Próximo à secretaria, um serviço de reprografia terceirizado funciona em igual turno que a Secretaria. 

8) Espaços especiais: sala de apoio psicopedagógico, salas de artes e de educação física constituem-se em espaços diferenciados das salas de aula convencionais, aos quais o PPGE tem acesso sob agendamento, os quais têm utilizado para determinadas atividades do PPGE que podem ser favorecidas por ambientes informais e atividades multidisciplinares ou menos convencionais. 

9) Auditórios: Auditório no bloco do PPGE, anexo ao funcionamento do Programa, com capacidade para 260 pessoas e auditório no bloco das Engenharias com capacidade para 300 pessoas, sob agendamento, com conexão à Internet, telão, sonorização e projetor multimídia. Eventos com número acima da capacidade indicada são realizados no Centro de Eventos: CENTRO SERRA, a 200m da universidade. 

10) Centro de Convivência: É um espaço que permite a interação dos estudantes no espaço Cultural e Praça de alimentação, bem como o atendimento de necessidades como terminal bancário, reprografia, livraria, restaurante, lanchonetes, papelaria, salão de beleza. O Diretório Central dos Estudantes funciona nesse mesmo centro. 

 

Recursos de Informática

O PPGE tem como suporte para as questões digitais o Núcleo de Informática da UNIPLAC – NIU que é um órgão suplementar que tem por missão administrar as demandas na área de tecnologia da Fundação UNIPLAC e de suas mantidas no que se refere ao controle e desenvolvimento de software, hardware e infraestrutura. 
Conforme o art. 3º do Ato Normativo N 002/2012, incumbe também ao Núcleo de Informática da UNIPLAC – NIU, em conjunto com a Diretoria Executiva da Fundação UNIPLAC, todo o planejamento de curto, médio e longo prazo, bem como a formação técnica necessária para o funcionamento dos sistemas de informação. 

A UNIPLAC tem uma política de expansão do setor que assegura o bom funcionamento dos microcomputadores, impressoras entre outros. Esta rede está conectada à Internet Banda Larga, desde 2013 foi implantado um novo Link de internet TPA/FAPESC, configuração das RBS para trabalhar na nova VLan, UNIPLAC E MIDILAGES, com a velocidade de 80Mbps para download e 70Mbps, para upload.. 
Quanto ao mestrado em educação o NIU, dá assistência aos professores durante a realização de atividades por mídia, e ainda em relação a software de projetos de pesquisa, bem como nos eventos realizados pelo PPGE. 
Abaixo lista – se alguns dos equipamentos exclusivos para os docentes e discentes do PPGE: 
14 computadores de mesa na sala de professores. 
8 laptops e 1 ultrabook de uso dos docentes com projetos financiados. 
6 impressoras. 
6 datashows. 
7 gravadores digitais. 
1 câmera filmadora de vídeo HD. 
2 câmeras fotográficas digitais. 
1 microfone externo para reuniões online. 
sala com 20 computadores para uso exclusivo dos mestrandos. 

 

Biblioteca

A Biblioteca Central da Uniplac é órgão suplementar da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, vinculada a Reitoria. Tem por finalidade efetuar a seleção, guarda, organização e controle do acervo para a comunidade acadêmica e regional, proporcionando o acesso a informação técnica, científica e cultural nos seus diversos formatos. 
A Biblioteca conta com uma área de 930 m². Atualmente (Relatório da Biblioteca de 2016) o acervo bibliográfico dispõe de 43.881 títulos e 92.921 exemplares de livros, organizados de acordo com o sistema de classificação CDD (Classificação Decimal Dewey). A coleção de periódicos conta com 2.714 títulos e 47.134 exemplares. Além desses dois tipos de materiais, a Biblioteca tem uma coleção de folhetos, obras de referência, CD-ROM, TCC, dissertações e teses. 
A Biblioteca está aberta à comunidade em geral para consultas locais, cópias de pesquisas feitas na internet e cd-rom e permite o empréstimo domiciliar aos usuários vinculados à Instituição, ou seja, corpo discente, docente e técnico-administrativo da UNIPLAC. 
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira das 7h30min as 22h15min, e aos sábados das 8h as 12h e das 13h as 16h45min. 

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO: 

O controle e o acompanhamento do acervo estão sendo efetuados pela Comissão de Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca Central da UNIPLAC, instituída pela Portaria nº 095/2015 de 24/08/2015. A primeira Política do Acervo é de 1997 e foi atualizada em 13/09/2016 pela Resolução nº 238/2016, e que tem os seguintes objetivos: 
- ordenar o crescimento racional, assegurando consistência e equilíbrio no desenvolvimento de seus recursos informativos. 
- Compor uma coleção de alto grau de excelência, tanto qualitativa como quantitativamente, da forma que melhor atenda aos interesses da comunidade universitária. 
- Desenvolver continuamente os seus recursos, conforme as linhas de pesquisa e extensão dos Departamentos. 
- Orientar a elaboração da proposta orçamentária anual, disciplinado a posterior alocação dos recursos financeiros necessários. 
- Avaliar periodicamente a sua coleção e identificar os documentos para descarte (depósito, doação, permuta). 
- Estabelecer critérios e prioridades para o gerenciamento da coleção. 

SERVIÇOS DA BIBLIOTECA: 

a) Consulta local; 
b) empréstimo domiciliar; 
c) renovação e reserva de materiais emprestados; 
d) aquisição de materiais bibliográficos; 
e) catalogação e classificação do acervo; 
f) levantamento bibliográfico; 
g) normalização bibliográfica; 
h) orientação para a pesquisa; 
i) treinamento para a utilização de bases dados; 
j) serviço de disseminação seletiva da informação; 
k) divulgação de novas aquisições e serviços; 
l) visita orientada; 
m) ficha catalográfica para os mestrados; 
n) empréstimo entre bibliotecas; 
o) solicitação de ISBN / ISSN; 
p) comutação bibliográfica. 
 

SISTEMAS E BASES DE DADOS DISPONÍVEIS: 
Através da página da Biblioteca da Uniplac é possível pesquisar em bases de dados e portais científicos disponíveis na internet como por exemplo o Scielo - Scientific Electronic Library Online (multidisciplinar), BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (multidisciplinar), O Catálogo Coletivo da ACAFE permite o acesso aos dados bibliográficos dos acervos das bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas ACAFE. As bases de dados do Portal da Capes podem ser acessadas remotamente mas para abrir o texto completo o pesquisador terá que estar utilizando os computadores disponíveis na instituição como laboratórios de informática e sala de multimídia da Biblioteca. As bases de dados disponíveis são: Scopus (Base referencial multidisciplinar), ScienceDirect (Base com texto completo multidiscilinar), BioOne (área de Ciências Biológicas); Derwent Innovations Index (nas áreas de Química, Elétrica e Eletrônica, Engenharias); Ecological Society of America – ESA – (Ciência da Ecologia, Meio Ambiente, Mudança Climática); JCR – Journal Citation Reports (Dados sobre mais de 8.000 revistas em Ciência e Tecnologia e mais de 2.600 em Ciências Sociais); Mary Ann Liebert (Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia, Medicina clínica); SAGE Publications (Comunicação, Ciências Políticas, Psicologia e Sociologia, Urbanismo) e Web of Science (multidisciplinar). Site: https://www.uniplaclages.edu.br/biblioteca. Quanto as bases de dados destaca – se: 
SINBAC (Sistema Integrado de Bibliotecas do Sistema ACAFE). O SINBAC foi desenvolvido por um grupo de Bibliotecários e Analistas de Sistemas de quatro universidades: UNIPLAC, UNISUL, FURB e UNIVALI. Tem como objetivo integrar o acervo das bibliotecas participantes do Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais de SC) oferecendo serviço de consulta simultânea aos acervos de todas as bibliotecas participantes do projeto e empréstimo entre as 16 bibliotecas da Câmara Setorial da ACAFE. 
A Biblioteca da UNIPLAC realiza oficinas periódicas para alunos e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), apresentando o Portal da CAPES e outras bases de dados de acesso livre, a fim de desenvolver estratégias de busca e de refinamento da pesquisa em bancos de dados. Essas oficinas acontecem conforme agendamento dos cursos e também durante a Mostra Científica da UNIPLAC que é realizada anualmente. 

ACERVO ESPECÍFICO PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO E AFINS: 
Acervo de livros: Nas Ciências Humanas as áreas cadastradas são Educação, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia e Política, Geografia, Metodologia Científica, Generalidades, Costumes e Folclore, Religião com 11.380 títulos e 20.985 exemplares. A área de Ciências Sociais Aplicadas compreende, entre outras, as seguintes que fazem interface com a Educação: Jornalismo, Política e Serviço Social com 16.638 títulos e 34.475 exemplares. O acervo de livros na área de Linguística, Letras e Artes com 8.514 títulos e 12.758 exemplares. Em Ciências da Saúde em interface com a educação em saúde, estão organizadas em Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional com um total de 4.139 títulos e 11.524 exemplares. 
Acervo de periódicos: O acervo pertinente ou que faz alguma interface com a área de concentração e Linhas de Pesquisa do PPGE está assim distribuído: Ciências biológicas 83 títulos e 1.264 exemplares, Ciências da Saúde 429 títulos e 5.412 exemplares, Ciências agrárias 36 títulos e 313 exemplares, Ciências sociais aplicadas 924 títulos e 31.158 exemplares, Ciências humanas 592 títulos e 6.709 exemplares, Linguística, Letras e Artes com 194 títulos e 1.633 exemplares. 

INFRAESTRUTURA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: 

A UNIPLAC equipou e adaptou seu espaço físico com rampas, estacionamento com rampas e estacionamento específico, aparelhos telefônicos adaptados, banheiros masculino e feminino adaptados, elevadores, sinalizações necessárias, corrimãos e lixeiras adaptadas. Ainda, escrita em Braile em portas de salas de aula e programas de computação para cegos. No que concerne a alunos portadores de deficiência visual, o compromisso formal da instituição, no caso de vir a ser solicitada e até que o aluno conclua o curso será especificamente e biblioteca conta com uma funcionária com deficiência auditiva que se comunica pela língua de sinais e os deficientes visuais tem o seguinte atendimento: 
a) sala de apoio equipada como máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplia textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de textos para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado a computador; 
b) plano de aquisição gradual de acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático; 
c) e ações inclusivas de ampliação de material para estudante com baixa visão, tradução em Braille – português; produção de material de voz para estudantes cegos, curso de extensão para formação de leitores para gravação de textos em voz, disponibilidade de orientação aos estudantes cegos e com baixa visão, assim como aos seus professores. 

 

Outras Informações

Conforme apresentado detalhadamente em 2013, 2014 e 2015, a construção do campus definitivo da UNIPLAC ocorreu em 1974 com área de terras de 74.384,60m2. Em 2000 recebeu, em Campo Belo do Sul, a doação de um terreno com uma área de 723,40. Além desse, em 2003, a UNIPLAC adquiriu anexo ao Campus de Lages, um terreno com área de 3.347,70 m2. Atualmente, portanto, a Instituição possui uma área de 78.455,70 m2 de terrenos. Sendo que sua área construída 34.665,73 m2. 
Em 2016, dentro do plano de expansão institucional, foi inaugurado um novo bloco de 6.602,07 m2. Com esse bloco novos arranjos do espaço físico estão sendo realizados na Universidade, em especial para a Pós-graduação. Será destinada área significativa do Bloco 1 ao Stricto Sensu. Ampliando salas para os docentes, para orientação, para convivência e de estudo para os mestrandos, para os grupos de pesquisa e salas de aulas, bem como todo setor administrativo. A Mudança está prevista para o primeiro semestre de 2017. 

 




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