Infraestrutura

 

 




Biblioteca

Em 2010, a biblioteca da UNIPLAC mudou seu sistema operacional, que tinha sido desenvolvido pelo Núcleo de Informática da própria UNIPLAC (Demétrius), e adquiriu o sistema Pergamum, utilizado amplamente pela maioria das Universidades brasileiras. Trata-se de um sistema de gerenciamento não apenas do acervo de bibliotecas, mas que dá acesso a bancos de teses, dissertações, periódicos e a outros bancos de dados, bem como, atende plenamente aos requisitos e parâmetros do Ministério da Educação (MEC), inclusive facilitando os procedimentos de avaliação de cursos. O Pergamum obedece a normas internacionais e sua implantação na UNIPLAC aumentou as possibilidades de desenvolvimento da universidade a padrões de qualidade compatíveis com Instituições de Ensino Superior (IES) de maior porte.

ACERVO ESPECÍFICO PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ÁREAS AFINS
Acervo de livros e periódicos: nas Ciências Humanas as áreas cadastradas são Educação, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia e Política, Geografia, Metodologia Científica, Generalidades, Costumes e Folclore, Religião com 11.380 títulos e 20.985 exemplares. A área de Ciências Sociais Aplicadas compreende, entre outras, as seguintes que fazem interface com a Educação: Jornalismo, Política e Serviço Social com 16.638 títulos e 34.475 exemplares. O acervo de livros na área de Linguística, Letras e Artes com 8.514 títulos e 12.758 exemplares. Em Ciências da Saúde, as áreas da Biblioteca estão organizadas em Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional com um total de 4.139 títulos e 11.524 exemplares. Parte do acervo destas áreas faz interface com a Educação.

PERIÓDICOS
O acervo pertinente ou que faz alguma interface com a área de concentração e Linhas de Pesquisa do PPGE está assim distribuído: Ciências biológicas, 83 títulos e 1.264 exemplares; Ciências da Saúde, 429 títulos e 5.412 exemplares; Ciências agrárias, 36 títulos e 313 exemplares; Ciências Sociais Aplicadas, 924 títulos e 31.158 exemplares; Ciências humanas, 592 títulos e 6.709 exemplares; Linguística, Letras e Artes, com 194 títulos e 1.633 exemplares. Fazendo a área da Educação interface com inúmeras outras, sobretudo porque nosso Mestrado inclui temáticas sobre meio ambiente, territorialidade, qualidade de vida e saúde e desenvolvimento (regional, social, econômico e humano), incluindo mestrandos oriundos de diversos cursos de graduação como Direito, Letras e Artes, muitas obras utilizadas estão enquadradas em áreas excluídas, do ponto de vista da classificação, das Ciências Humanas. Também cabe lembrar que o acesso aos bancos de dados digitais e, no caso de periódicos, aqueles melhor qualificados costumam disponibilizar versão on line.

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: stricto@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Dra. Vanice dos Santos
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2017 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia