Histórico/Proposta

O Projeto do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) foi implementado em meados de 2005, sob a autorização do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEESC), com o ingresso da primeira turma de quinze alunos. A recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi solicitada posteriormente, em 2008, obtendo aprovação no primeiro envio. Diversos mestres foram formados antes da recomendação da CAPES e muitos destes egressos se inseriram progressivamente em instituições públicas federais, em Santa Catarina ou outros estados. A decisão de abrir o curso via CEESC foi estratégicamente planejada para evitar o desgaste institucional de uma negativa da CAPES, e teve sucesso.

O Mestrado em Educação foi o primeiro curso de nível stricto sensu da UNIPLAC, que à época contava com meio século de tradição de ensino superior na região, com escassa pesquisa e produção acadêmico-científica. Em 1999, a UNIPLAC obteve a condição de Universidade e seis anos depois abriu vagas para o primeiro mestrado. Com uma década de Mestrado em Educação (há um segundo mestrado em funcionamento desde 2013, em Ambiente e Saúde), mais de 150 mestres foram titulados. Desde 2009, o PPGE conta com bolsas concedidas pela Prefeitura Municipal de Lages para seus docentes concursados que obtém, também, liberação integral da carga horária, para a realização do curso. Em 2016, conquistou (via Edital) uma cota de Bolsa oriunda da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). 

Sendo o único mestrado no raio de 170km, este é procurado por profissionais de várias áreas que atuam ou desejam atuar na educação superior, além de professores das redes municipal e estadual dos municípios da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana) e outros do Planalto Catarinense, tendo havido alunos de cidades mais afastadas como Blumenau, Florianópolis, entre outros (e até alguns alunos vieram do RS).

Nos onze anos de funcionamento o PPGE vem contribuindo para o processo de verticalização da UNIPLAC, com progressivo incremento da pesquisa e difusão de práticas investigativas entre docentes e discentes da graduação da universidade, com forte ação de extensão junto a populações marginalizadas e parcerias com outras instituições formadoras regionais. Com a migração da UNIPLAC do sistema estadual para o sistema nacional de educação (2014), o PPGE assume um papel importante nas adequações necessárias para o desenvolvimento e qualificação institucionais. Para tanto, o incremento de projetos de pesquisa e eventos financiados por agências de fomento, a internacionalização da UNIPLAC (processo árduo para uma universidade de pequeno porte) são fundamentais e vêm tendo progressos notáveis, graças ao esforço dos docentes. Cabe acrescentar que o PPGE pratica o princípio de pertinência social, que associa ao conceito de excelência acadêmica um sentido regional e de promoção do bem comum, constituindo-se em dimensão ética relevante. É em sinergia com este ideário e movimentos que o desenvolvimento do PPGE se movimenta para o futuro. As atividades específicas que levam adiante o projeto podem ser consultadas nas demais abas do site.

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