Alterar visualização

EMENTA

Conhecimentos, saberes e experiências; senso comum e conhecimento científico; conhecimentos consolidados e em construção; tecnologias e ferramentas do conhecimento e desenvolvimento; função social da ciência: problematizações éticas, étnicas, econômicas e políticas do conhecimento; acervo, memória, cultura, criação e sistematização; produção e disseminação intelectual; formação do pesquisador.

EMENTA

Conhecimentos, saberes e tecnologias. Educação, cultura, identidade e memória. Produção, sistematização e disseminação. Função social da ciência e da educação.

EMENTA

Fontes conceituais e tendências teórico-práticas em educação. Concepções e tradição na formação de professores. Vertentes contemporâneas na/da produção de conhecimentos.

EMENTA

Fontes clássicas e contemporâneas do pensamento educacional. Contextos, políticas e perspectivas no Brasil

EMENTA

A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessões integradas com o grupo de pesquisa com todos os orientandos de um mesmo orientador ou, até, integrando vários orientadores da linha de pesquisa e seus orientandos.

EMENTA

A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.

EMENTA

Concepções de cultura, sociedade e educação. Relações entre educação, antropologia, história, filosofia e sociologia e suas implicações nas práticas pedagógicas. Contextualização e historização dos processos de investigação e intervenção educativa nos âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais.

EMENTA

Educação, cultura, ambiente, sociedade e sustentabilidade. Interfaces entre educação, antropologia, história, filosofia, sociologia. Processos de investigação e intervenção sócio ambientais e culturais nos âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais.

EMENTA

Experimentação escritas; trama entre conceitos e dados de campo (exercícios); reescritas sucessivas compartilhadas; práticas de lietura e escrita e orientação cooperativa; ensaios de autoria; práticas de publicização; produção e envio de resumos e artigos para eventos, jornais, boletins, revistas e periódicos.

EMENTA

Pesquisa e produção na universidade. Processos de investigação, projeto e dissertação. Políticas de publicação e produtividade.