Mestrados da Uniplac têm aula Inaugural

Os Programas de Mestrado em Educação e Ambiente e Saúde realizaram conjuntamente a abertura do ano letivo. Com a presença de professores. estudantes veteranos e calouros, após a abertura dos trabalhos, o convidado Prof. Dr. Walter Franz da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui) refletiu sobre o tema: “Um Olhar sobre a Universidade: A pós-Graduação e o campo da interdisciplinaridade”.

Problematizou “a razão e o sentido de sentido de cada um estar na universidade” reiterando que “é importante lembrar que um projeto de vida é mais que um projeto profissional ou um emprego e a universidade pode ter a ver com tudo isso”. Diante da crise social e ambiental contemporânea, perguntou “qual o lugar da ciência e da educação nesse processo de construção? Quais são as possibilidades da universidade, frente a isso? Quais são minhas/nossas responsabilidades nisso?”.

Entre outras questões o Prof. Walter abordou a interdisciplinaridade constituída pelo “diálogo entre autonomias, entre diferentes abordagens disciplinares, com vistas a um objetivo ou projeto comum” e de compreendermos a complexidade sempre maior dos fenômenos que vivemos ou estudamos.

Após a conferência, houve apresentação de todos os professes e estudantes. Uma dinâmica criativa mediou a apresentação e acolhida das turmas dos dois Mestrados. Para encerramento dos trabalhos, a Prof. Dr. Lucia Ceccato de Lima, compartilhou sua experiência Pós-doutoral na Universidade Autônoma de Madrid (UAM), Espanha, no segundo semestre de 2017. O evento ocorreu no último dia 05.

Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac

Confira a Galeria de Fotos