Histórico/Proposta

O Plano de Desenvolvimento Institucional e as demandas regionais convergiram para a proposição do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense, na Área Interdisciplinar. Um grupo de docentes com diferentes formações acadêmicas, que atuavam na Universidade em cursos de graduação, especialização, em pesquisa e extensão deram forma e conteúdo à essa proposta.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde-PPGAS, mestrado acadêmico foi recomendado pela CAPES com parecer CNE/CES nº 87/2012. A primeira turma de mestrandos teve início em 29 de abril de 2013.. A consolidação da proposta do PPGAS se reflete nas defesas das Dissertações dos mestrandosque trazem, em seu escopo, produção de conhecimento inovador, de qualidade, com  retorno à sociedade. Além disso, o PPGAS tem buscado estabelecer relação com diversos cursos de graduação e pós-graduação da região da Serra Catarinense e de outras regiões do Sul do Brasil, o que se reflete no perfil de discentes provenientes de várias áreas do conhecimento.  

A visão interdisciplinar socializada entre docentes e discentes supõe novo olhar, sem perder de vista a necessidade de se manter as especificidades de cada disciplina. Esse é o grande desafio para todos que integram o programa. Isso implica numa maior interlocução entre os sujeitos nas várias disciplinas e seus pressupostos, uma vez que a interface entre ambiente e saúde passou a exigir novos diálogos entre os aportes teórico-metodológicos e práticos das disciplinas envolvidas. O diálogo entre os saberes das várias ciências objetiva formar recursos humanos qualificados e aptos para responder aos desafios contemporâneos, com novas formas de lidar com a multidimensionalidade dessas questões a partir da cooperação que está presente na abordagem interdisciplinar.

Fone: 49 3251.1000
E-MAIL: stricto@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Dra. Ana Emilia Siegloch
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2017 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia