Confira a estrutura curricular do curso

Engenharia Econômica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Introdução à Engenharia Econômica. Juros e Equivalência. Fórmulas e fatores de conversão aplicáveis aos fluxos de caixa. Custos de financiamento. Avaliação de investimentos. Comparação entre alternativas de investimento. Substituição de equipamentos. Custos Industriais. Engenharia de avaliação.

Estatística Aplicada e Controle Estatístico de Processo - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Estatística descritiva; probabilidade: amostragem; noções de teoria de estimação e testes de hipóteses; regressão. Fundamentos de Controle Estatístico da Qualidade de Processos; Gráficos de controle para variáveis; Capacidade de processos da Fabricação; Capacidade de sistema de medição; Experimentação para a melhoria da qualidade de produto e processo; Planejamentos fatoriais. Métodos de Previsão em Engenharia de Produção.

Gestão de Recursos Humanos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Contextualização da Gestão de Recursos Humanos. Sistemas administrativos de recursos humanos e subsistemas. Teorias da motivação. Liderança. Conflito. Organização e dinâmica dos grupos de trabalho. Aprendizagem Organizacional.

Gestão Estratégica de Produção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: A competição empresarial: estratégias competitivas. As estratégias de produção: definições, hierarquia e estágios de evolução. O conteúdo da estratégia de produção: objetivos de desempenho, as decisões estratégicas e modelos de gestão. O processo de formulação da estratégia de produção: principais fases, ferramentas e pontos importantes na condução do processo.

Logística Empresarial - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: O ambiente de negócios. Conceito e evolução da logística. Cadeia de suprimentos (supply chain). O sistema logístico. Custos logísticos. Nível de serviço ao cliente. A logística de suprimento. A distribuição física de produtos. O subsistema transporte: os modais de transporte: característica e escolha do modal; os processos coleta-transferência e distribuição. O subsistema armazém: funções e meios de armazenagem ; unitização de cargas; sistema de endereçamento dos produtos. O gerenciamento de estoques: classificação ABC, sistemática de re-suprimento.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Natureza do conhecimento científico. O método científico e a pesquisa. O trabalho científico em termos de sua composição e comunicação. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de pós-graduação. Ética.

Metodologia do Ensino Superior - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Profissão docente do Ensino Superior: exigências atuais. Identidade do docente do Ensino Superior. Reflexões da prática: reconfiguração dos currículos universitários. Relação do docente com a construção do conhecimento. Metodologia de ensino-aprendizagem: ativas e tradicionais. Dimensões pedagógicas do ensino e aprendizagem: planejamento, conteúdo e avaliação.

Simulação da Produção e de Estoques - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Conceitos básicos. Análise e modelização do processo. Tradução do modelo em linguagem de informática. Validação. Métodos e Modelos de Simulação: Economic Order Quanty-EOQ. Estoques de Segurança. Aplicações.

Técnicas Modernas de Produção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Estratégias para melhoria da produção. Integração de técnicas para a qualidade e produtividade. Sistema convencional do PCP e sistemas alternativos. Controle total da qualidade, perda zero, gestão participativa, automação, just-in-time/kanban.

Tecnologia e Inovação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Inovação tecnológica: definição e perspectiva. Estratégias de aprendizagem tecnológica. Processo de inovação tecnológica: criação, disseminação, adoção e implementação de tecnologias. A decisão da implementação: contexto da mudança, inovação do processo entender, selecionar e melhorar os processos existentes. Tipos de Inovação. Ciclo das inovações. Gestão do Conhecimento e tecnologias de informação.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon