Confira a estrutura curricular do curso

Business Game - Jogos de Empresas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Origem dos jogos de negócios. Objetivos dos jogos de negócios. Conceitos fundamentais de mercado. Estratégias competitivas. Planejamento estratégico. Riscos e benefícios do uso de jogos. Variáveis dos jogos de negócios. Simulação das operações de uma empresa.

Engenharia da Confiabilidade Aplicada à Manutenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Manutenção Centrada em Contabilidade. Confiabilidade definição e conceitos. Confiabilidade na gestão e operação da manutenção. Distribuições dos tempos entre falhas de equipamentos. Curva da banheira. Predição e alocação da confiabilidade. Confiabilidade de sistemas. Disponibilidade e manutenibilidade.

Engenharia da Segurança e Meio Ambiente Aplicado à Manutenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Saúde e Segurança do trabalhador nas empresas e no Meio Ambiente. Cenário atual da segurança e política Ambiental no mundo e no Brasil. Impacto da Manutenção na Saúde, Segurança do Trabalhador e no Meio Ambiente. Técnicas e Normas de Monitoramento da Segurança e da qualidade ambiental na manutenção e no processo produtivo. Indicadores de segurança e qualidade ambiental aplicado ao setor de manutenção. Legislação e Normas aplicadas Segurança, Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente. Gerenciamento, Armazenamento e Transporte de Resíduos Gerados pela Manutenção e pela Produção.

Estratégias de Manutenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Apresentação, Conceituação e Evolução da Manutenção. Planejamento Estratégico e a competitividade das Organizações e da Manutenção: Níveis e Tipos de estratégias. Estratégia de Manutenção e Produção: Estratégias genéricas de competição, vantagens competitivas e Formulação. Métodos de análise Estratégica da Manutenção e da rentabilidade das Organizações.

Estrutura Organizacional e Planejamento e Controle da Manutenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Evolução e Função estratégica do Planejamento e Controle da Manutenção e da Estrutura organizacional. Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action). Padrões técnicos de manutenção Software de manutenção. Cadastro das máquinas e seus componentes "Pai e Filho". Bancos de dados de manutenção preventiva e grandes paradas de manutenção. Reuniões e Relatórios gerenciais.

FMEA - Análise do Modo e Efeito da Falha e FTA Aplicado à Manutenção - Análise da Árvore de Falhas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Requisitos de Análise do Modo e Efeito da Falha. Identificação das funções dos componentes. Metodologia de Análise de Falhas. Construção da Árvore de Falha. Análise Quantitativa e Qualitativa. Identificação de Características Especiais e sua importância na gestão da manutenção. Severidade, Ecorrência e Detecção. Análise e Reavaliação dos índices de risco e seu emprego na gestão da manutenção. Ações corretivas. Análise do Modo e Efeito da Falha e Planos de Controle. Estudos de capabilidade da Máquina e do Processo.

Gestão de Custos Aplicados à Manutenção Industrial - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Contabilidade de Custos. Custos no Contexto da Manutenção Industrial. Problemática de Custeio. Análise e Gerenciamento do custo da Manutenção. Princípios e Métodos de Custeio. Relações com a Manutenção Industrial. Desperdícios. Metodologia de Implantação.

Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho Aplicado à Manutenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Sistema de Gestão Empresarial. Gerenciamento e Melhoria Sistêmica da Manutenção. Processos de Manutenção. Lentes de análise das atividades de manutenção. Ferramentas de Análise e Avaliação do Valor Agregado (AVA). Estratégias de Manutenção. Medição de Desempenho de Manutenção. Desdobramento das Diretrizes de Manutenção. Logística de Manutenção. Indicadores de Desempenho logísticos. Teoria das Restrições, Sistema Toyota de Produção e Balanced Scorecard aplicado a manutenção.

Liderança Transformadora e Gestão do Desempenho Pessoal na Manutenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Liderança situacional e transformadora. Estilos de liderança. Cultura Organizacional. Trabalho em Equipe. Comunicação Interpessoal. Gestão de Pessoas, de desempenho e por Competências. Relações de poder. Ética organizacional. Coaching.

Negociação e Processo Decisório em Manutenção e Gestão de Materiais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceitos e Tipos de Negociação. Base da Negociação. Táticas de Negociação. Perfil do Negociador. Técnicas Operacionais de Negociação. Etapas da Negociação. Relacionamento Ético. Modelos de tomada de decisão. Estilos de decisão. Racionalidade no processo decisório. Técnicas de solução de problemas. Conflitos e decisões na empresa familiar. Avaliação das decisões.

Sistemas de Produção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Gestão de Operações de Sistemas Produtivos. Normas de Concorrência. Dimensões da Competitividade. Sistema Toyota de Produção. Sistema de Produção Just-In-Case X Just-In-Time. Perdas nos sistemas produtivos. Troca Rápida de Ferramentas (TRF). Gestão do Posto de Trabalho (GPT). Índice de Rendimento Operacional Global (IROG). Teoria das Restrições (TOC).

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon