Confira a estrutura curricular do curso

Avaliação do Nível Mental - WISC IIIR e Bender - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Considerações gerais sobre a administração das técnicas de exame de maturidade perceptiva e intelectual. Medidas e escalas de avaliação da maturidade intelectual (WISC IIIR) e perceptiva (Teste guestáltico visomotor de Bender): administração, normas e contexto de aplicação. Relatos clínicos e casuística.

Avaliação e Diagnóstico Psicológico - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Investigação teórica e técnicas aplicadas ao diagnóstico e avaliação psicológica em suas diferentes concepções e âmbitos de aplicação.

Avaliação Neuropsicológica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceitos sobre neuropsicologia com base na neurociência.Objetivos da avaliação.Métodos. Instrumentos. Interpretação associada ao uso da neuroimagem.

Avaliação Psicológica de Grupos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Características de processos de avaliação psicológica em grupos. Processo grupal e natureza dos problemas e contexto de avaliação.Métodos e procedimentos de avaliação de competência nos grupos sociais e institucionalizados. Entrevista devolutiva em grupo.

Avaliação Psicológica no Trânsito - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Contexto histórico da avaliação psicológica no trânsito. Perfil do candidato à carteira nacional de habilitação e do condutor de veículos automotores. Instrumentos de avaliação psicológica.Avaliação e orientação a condutores acidentados e infratores.Procedimentos administrativo-legais da habilitação de condutor.

Deontologia e Responsabilidade Civil em Avaliação Psicológica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Aspectos éticos nos processos de avaliação psicológica.Responsabilidades civis e sociais.Implicações jurídicas dos processos de avaliação psicológica.Jurisprudência e doutrinas atuais.

Fenômenos, Processos Psicológicos e Psicopatologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Caracterização de fenômenos e processos psicológicos. Construção histórica de medidas de fenômenos e processos psicológicos. Demandas, objetivos e necessidades de observação e medida de fenômenos e processos psicológicos. Fundamentação teórico-metodológica do diagnóstico em psicopatologia. Procedimentos para a investigação dos processos psicopatológicos de psicose, neurose, perversão, somatose, adições e estados limites.

Medidas de Avaliação do Estresse e Dor - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Caracterização do fenômeno estresse.Neurobiologia do estresse e processos psicológicos.Efeitos da cronicidade do estresse.Métodos e medidas de avaliação do estresse.Pesquisas recentes e implicações para os processos de avaliação psicológica.

Medidas Psicológicas no Contexto do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Caracterização de demandas passíveis de avaliação psicológica no trabalho. Fatores de risco ao bem-estar em situações de trabalho. Sistemas de avaliação psicológica no trabalho. Instrumentos de diagnóstico de competências profissionais. Medidas de avaliação de cargas e psicológicas.Avaliação de danos psicológicos em acidentes de trabalho.

Perícia de Danos Psicológicos e Elaboração de Informes - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Aspectos históricos da instalação de processos periciais.Conceito e pressupostos básicos da perícia psicológica.Dano moral e dano psicológico.Etapas do processo pericial.Campos de utilização da perícia psicológica.Aspectos éticos em procedimentos periciais.Elaboração de informes psicológicos:laudos e pareceres psicológicos.

Pirâmides Coloridas de Pfister e Palográfico - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: PCF: Avaliação de aspectos da personalidade: dinâmica afetiva e indicadores relativos a habilidades cognitivas do indivíduo.Expressão da dinâmica emocional e nível de estruturação da personalidade. Palográfico: aspectos conceituais e técnicos.

Psicodiagnóstico Infantil - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Características do processo do psicodiagnóstico infantil. Fundamentos teóricos e metodológicos. Natureza das demandas, objetivos e procedimentos do psicodiagnóstico infantil. Planejamento do uso detécnicas de exame psicológico. Diagnóstico, prognóstico e entrevista devolutiva. Casuística.

TC - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Técnicas Projetivas: Roschach e Zulliger - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Método projetivo. Psicodiagnóstico de Rorschach e Técnica de Zulliger. Histórico, objetivos, pressupostos teóricos e metodológicos. Administração da técnica de Rorschach e de Zulliger: semelhanças e diferenças. Classificação e interpretação das respostas: localização; determinantes; conteúdos e fenômenos especiais. Noções de diagnóstico diferencial. Síntese diagnóstica.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Lilian Aparecida Casagrande de Oliveira