Confira a estrutura curricular do curso

Caracterização das Instituições Públicas, Privadas e do Terceiro Setor - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentação jurídico-normativa das Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Contextualiazação do papel social das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Elaboração e Gestão de Planos, Programas e Projetos Sociais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Concepções, dimensões e modelos de planejamento. Processo de planificação- planos programas e projetos. Construção de parcerias, redes e alianças. Sistema de supervisão, monitoramento e avaliação de políticas e programas sociais. Tendências e metodologias de avaliação- pesquisas avaliativas: tipos, procedimentos e instrumentos.

Estado e Sociedade - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Principais correntes de análise do Estado e Sociedade. Ampliação das funções estatais, capitalismo monopolista, tendências do Estado e das políticas sociais. Globalização, neoliberalismo, transformações produtivas, contrarreforma do Estado e relação com a sociedade civil na contemporaneidade.

Financiamento da Política Social - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Concepção sócio- histórica do Financiamento de Políticas Sociais. Aplicação do financiamento das políticas sociais.

Fundamentos Históricos e Teóricos sobre as Políticas Sociais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentos teóricos da Política Social. Política Social e sociedade civil no Brasil. Organização e gestão das políticas sociais no Brasil.

Gestão e Rede Socioassistencial - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Concepção de rede socioassistencial. Monitoramento e avaliação da rede socioassistencial

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Natureza do conhecimento científico. Método científico e pesquisa. Trabalho científico e pesquisa. Trabalho científico  em termos de sua composição e comunicação. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de Pós-graduação.

Monitoramento e Avaliação das Políticas Sociais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Principais conceitos, instrumentos, características, tipos e formas de aplicação de monitoramento e avaliação voltada às políticas sociais. Importância do monitoramento e avaliação no ciclo de políticas sociais. O sistema de indicadores como ferramenta fundamental para monitoramento de políticas sociais. Diferenças entre monitoramento e avaliação. Sistemas e matrizes de monitoramento aplicáveis para políticas sociais. Métodos aplicados à avaliação de políticas sociais. Pesquisas de avaliação de impacto de política sociais.

Planejamento das Políticas Sociais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Concepções e modelos de planejamento. O processo de planificação, planos, programas e projetos.

Políticas Sociais: Família, Matricialidade, Territorialidade - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Historicidade e concepção das categorias família, matricialidade e territorialidade. Família e as Políticas Sociais. Aplicabilidade da matricialidade e territorialidade nas políticas sociais.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos