Confira a estrutura curricular do curso

Filosofia Poética e Estética - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: A investigação filosófica e os campos do saber artístico. A Poética e seus fundamentos. A Estética e as principais contribuições para a conceituação do belo. As categorias de Peierce.

Gramática Textual - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Sintaxe, semântica e pragmática. Textualidade e enunciação. Campos semânticos e campos lexicais. A escolha do vocabulário - os adjetivos. A estrutura do parágrafo. As qualidades do parágrafo. Tipos de vocabulário. Determinação da extensão do sujeito e do objeto.

Leitura em Língua Materna: Princípios e Fundamentos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: A prática em leitura de textos. A história da leitura. Elementos constitutivos do processo de formação do leitor. O ato de ler depreendido das unidades básicas do texto. Níveis deeitura. As relações entre autor, texto, leitor e contexto. Prática de compreensão de textos.

Linguística Aplicada ao Ensino da Leitura e Produção Escrita - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: A perspectiva da lingüística aplicada. Visão da linguagem, língua e ensino. Língua e variação lingüístiica. Usos e usuários da língua. Escrita e linguagem. Ensino de produção de texto na prática pedagógica. Ensino de leitura como parte da competência comunicativa. Tendências de pesquisa no campo da lingüística aplicada ao ensino do português. Propostas de pesquisa.

Oficina de Redação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: O texto e a interação verbal.A organização textual. Elementos básicos de um roteiro. O texto e a argumentação. A morfologia conforme Propp e o potencial da escrita ficcional. Exercícios práticos de montagem e redação de textos.

Técnicas de Revisão de Texto - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Reescrevendo o texto, Reescrevendo o texto,O emprego da coesão textual. Cuidados relacionados ao estilo. Elementos da argumentação. A transgressão de normas. Técnicas para obtenção da clareza, coesão e coerência. A articulação do pensamento: escrita e reescritura.

Texto: Tipologia e Gêneros Textuais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Lógica e discurso. A produção criativa de textos: escrita e ideologia. O texto como elemento de convergência da produção de sentidos. Tipologia textual. Aspectos criativos da linguagem: neologismo lexical. Elementos fundamentais na produção de crônicas e contos. A poesia - o texto esquecido.

Trabalho de Conclusão de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon