Confira a estrutura curricular do curso


Comportamento Humano nas Organizações - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Vínculos com a organização e com o trabalho: satisfação, comprometimento, envolvimento, justiça organizacional; suporte organizacional; reciprocidade organizacional; ética e responsabilidade social nas organizações.

Gestão do Conhecimento - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Gestão do conhecimento e o ambiente competitivo atual. Inteligência competitiva: gestão de competências e gestão do capital intelectual. Informação e conhecimento no contexto organizacional. Conhecimento tácito e explícito. Implementação da gestão do conhecimento Tendências da gestão do conhecimento e da informação em relação à gestão de pessoas e das organizações.

Gestão Estratégica Organizacional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Estratégia competitiva e estratégia corporativa. O processo estratégico. Relações e impactos das estratégias. Relações entre estratégia, organização, processos e cultura organizacional. O planejamento estratégico. Características do planejamento. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. O projeto como ferramenta na elaboração do planejamento estratégico.

Legislação Trabalhista - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Empregador. Empregado. As leis trabalhistas. O contrato de trabalho. Direitos do empregado. Admissão/Demissão. Carteira de Trabalho. Rotinas trabalhistas. Análise dos mecanismos para a solução de conflitos trabalhistas.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Natureza do conhecimento científico. Método científico e pesquisa. Trabalho científico em termos de sua composição e comunicação. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de pós-graduação.

Metodologia do Ensino Superior - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Profissão docente do Ensino Superior: identidade e exigências atuais. Reflexôes da prática: reconfigurações dos currículos universitários. Relação do docente com a construção do conhecimento. Metodologia de ensino-aprendizagem: ativas e tradicionais. Dimensões pedagógicas de ensino e aprendizagem.

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Administração de recursos humanos num contexto de mudanças. Qualidade na gestão de RH. Gestão de RH na sociedade do conhecimento. Gestão de RH com foco em resultados. Indicadores para gestão estratégica de pessoas. Relação entre o planejamento estratégico organizacional e políticas de RH. Plano estratégico de RH.

Processo de Atração e Seleção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: A importância do processo de recrutamento e seleção de pessoal no contexto da Administração de Recursos Humanos e para os resultados organizacionais. O mercado de trabalho e de Recursos Humanos. A rotatividade de pessoal. O recrutamento de pessoal. A seleção de pessoal por competências. A seleção de estagiários e trainnes. A entrevista de desligamento. Aspectos éticos e legais. As relações da área de Recrutamento e Seleção com as demais áreas da ARH. Avaliação das atividades de Recrutamento de Seleção.

Processo de Avaliação do Desempenho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Avaliação de desempenho no cargo. Definição de padrões de desempenho considerando resultados institucionais, de equipe e individuais. Sistema de participação em resultados baseados na avaliação de desempenho. Métodos e técnicas de avaliação de desempenho. Avaliação de desempenho por competências. Avaliação de desempenho relacionadas a cargos gerenciais. Os resultados: feedback e tomada de decisões.

Processo de Treinamento e Desenvolvimento - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Diagnóstico organizacional e perfil de recursos humanos. Levantamento de necessidades, planejamento, organização, execução e avaliação do treinamento. Treinamento interno e externo. Desenvolvimento de instrutores e multiplicadores em organizações. Relações custo-benefício do treinamento e desenvolviemento. Formas alternativas para terinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Treinamento, desenvolvimento e produtividade. Construção de competências para diferentes situações empresariais. Competência interpessoal e competência técnica. Perspectivas do e-learning.

Psicologia Organizacional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: História do trabalho e das organizações; sentido e significado do trabalho; processos grupais; relações de poder nas organizações; saúde e trabalho; gestão do estresse nas organizações: avaliação e intervenção.

Sistema de Informações Gerenciais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceito e tipos de sistema de informações. Sistemas de informações para Recursos Humanos. Desenvolvimento do SIG. Sistema de apoio à decisão. Sistema de informação executiva e especialista. Segurança, privacidade e controle. TI como estratégia organizacional.

Sistema de Remuneração e Recompensas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Os sistemas de recompensa e a atração, motivação e retenção de pessoas. Sistemas de remuneração. Fatores que afetam a remuneração: oferta e demanda, sindicatos trabalhistas, a capacidade de pagamento da empresa e sua produtividade e as regulamentações governamentais. Programas de incentivos. Custos dos benefícios.

Sistema de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Acidentes do trabalho. Prevenção e combate a incêndios e explosões. Gestão de riscos. Programas de segurança. Doenças ocupacionais e programas de prevenção. Noções de biosegurança. Saúde mental. Legislação e normas.

Trabalho de Curso - TC - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Leila Portal
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática