Confira a estrutura curricular do curso

Avaliação Cinesiológica Funcional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Aspectos gerais da avaliação cinesiológica-funcional em Ortopedia. Diagnóstico cinesiológico funcional. Diagnóstico diferencial. Sinais e sintomas dos distúrbios e afecções dos sistemas músculo-esqueléticos suscetíveis à intervenção fisioterapêutica funcional.

Eletrotermomorfologia em Ortopedia e Traumatologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Aspectos eletrotermofototerapêuticos nas áreas ortopédica, traumatológia e desportiva. Aplicação dos recursos eletrotermofototerapêuticos.

Fisioterapia nas Lesões da Articulação Temporomandibular (ATM) - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Disfunções da articulação temporomandibular de pacientes ortopédicos e traumatológicos. Avaliação e tratamento de disfunções da Articulação Temporomandibular - ATM.

Fisioterapia nas Lesões da Coluna Vertebral - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Disfunções cérvico-toraco-lombares e sacroilíacas na área da ortopédia, traumatologia e desportiva. Avaliação e tratamento de disfunções cérvico-toraco-lombares e sacroilíacas.

Fisioterapia nas Lesões Desportivas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Prevenção das lesões desportivas. Lesão e etapas de reparação dos tecidos muscular, tendíneo e cartilaginoso. Técnicas e agentes fisioterapêuticos empregados na reabilitação das lesões desportivas. Bandagens funcionais e enfaixamentos desportivos.

Fisioterapia nas Lesões do Joelho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Disfunções do joelho nas áreas ortopédica, traumatológica e desportiva. Avaliação e tratamento de disfunções do joelho.

Fisioterapia nas Lesões do Ombro e Cintura Escapular - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Lesões do ombro e cintura escapular nas áreas ortopédica, traumatológica e desportiva. Avaliação e tratamento de disfunções do ombro e cintura escapular.

Fisioterapia nas Lesões do Pé e Tornozelo - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Disfunções do pé e do tornozelo na área da ortopédia, traumatológia e desportiva. Avaliação e tratamento de disfunções dos membros inferiores.

Fisioterapia nas Lesões do Quadril e Pelve - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Lesões de quadril e pelve na áreas ortopédica, traumatológica e desportiva. Avaliação e tratamento de disfunções de quadril e pelve.

Fisioterapia nas Lesões Ocupacionais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentos históricos da Ergonomia. Sobrecarga de trabalho. Elementos para a transformação das condições de trabalho. Princípios fundamentais da intervenção ergonômica. Tratamento das lesões.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Natureza do conhecimento científico. Método científico e pesquisa. Trabalho científico em termos de sua composição e comunicação. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de Pós-graduação.

Metodologia do Ensino Superior - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Profissão docente do ensino superior: identidade e exigências atuais. Reflexões da prática: reconfigurações dos currículos universitários. Relação do docente com a construção do conhecimento. Metodologia de ensino e aprendizagem: ativas e tradicionais. Dimensões pedagógicas do ensino e aprendizagem.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Tarso Waltrick