Confira a estrutura curricular do curso

Arquitetura e Padrões de Projeto - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Padrões de projeto de software. Aplicações de padrões de Projeto de Software no desenvolvimento de software. Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Prática em desenho de com UML.

Comunicação Interpessoal - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Comunicação interpessoal. Técnicas para falar em público. Comunicação em reuniões de trabalho. Como organizar e executar apresentações profissionais. Comunicação com a equipe de trabalho. Comunicação Pessoal.

Ergonomia e Usabilidade - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Projeto de interface. Análise de usuário. Prototipação de interface. Avaliação de interface.

Gerência de Configuração de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Gerenciamento de configuração de software. Controle de versão. Ferramentas de gerenciamento de configurações. Melhores práticas para gerenciamento de configuração de software. Gerência de configuração no processo de software.

Gerenciamento de Projetos de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Gerência de projetos de software. Abertura e definição do espaço. Metodologias, técnicas e ferramentas. Etapas de projetos de software. Modelo de gerenciamento de projeto do Project Management Institute.

Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Manifesto ágil. princípios ágeis. Scrum. Xtreme Programming (XP).

Modelagem de Processos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentos de engenharia de processos. Técnicas de modelagem e verificação de processos. Ferramentas de Modelagem de Processos. Melhoria de Processo de Software. Fatores Críticos de Sucesso nas Iniciativas de Melhoria de Processo de Software. Publicação e gestão de processos.

Monitoramento e Controle de Projetos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Projeto. Controle de Projetos. Verificação e controle das mudanças. Controle da qualidade. Relatórios de desempenho.

Processo Unificado de Desenvolvimento de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Bases históricas do Processo Unificado. Caracterização do Processo Unificado. Fases do Processo Unificado. Processo Unificado Ágil. Processo Unificado Empresarial. Processo Unificado Aberto.

Qualidade de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceito de qualidade de software. Métricas de qualidade de software. Normas de qualidade de software. Técnicas de garantia da qualidade de software. Modelos de melhoria do processo de software. Planejamento de sistemas de qualidade de software.

Requisitos de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Engenharia de requisitos e sua inserção nos processos de software. Requisitos e seus tipos. Gerência e produção de requisitos de software. Ferramentas para registro e controle de requisitos.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Verificação e Validação de Software - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Conceito de verificação e validação. Melhores práticas de verificação e validação. Inspeção de software. Testes de software. Desenvolvimento orientado a testes. Ferramentas de apoio à verificação e validação de software. Planos de Teste. Gerenciamento do processo de testes. Registro e acompanhamento de problemas.

Fone: (49) 3251.1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br