Parceria do Iabio/Uniplac e 10º Batalhão de Engenharia de Construção leva mudas de árvores nativas a São José do Cerrito

Na manhã de ontem (10) o Iabio, por meio de sua secretária executiva, Ana Clarice Granzotto fez uma doação de mil mudas de árvores nativas para o 10º Batalhão de Engenharia e Construção de Lages.

O Soldado Otávio Antunes, que trabalha na área de Gestão Ambiental do Batalhão disse que as mudas serão destinadas para um plano de recuperação de área degradada no município de São José do Cerrito. A área em questão é um antigo britador, onde o exército fazia a extração de rochas. Hoje o local está desativado.

O plano consiste em um conjunto de atividades a serem executadas com a finalidade de recuperar a cobertura vegetal de uma área degradada.  Seu objetivo principal é a recuperação do ambiente, garantindo a proteção do solo contra processos erosivos e carregamento de partículas, acarretando no assoreamento de rios e córregos, por isso a importância de se fazer o plantio de mudas de árvores nativas com procedimentos metodológicos básicos para a preparação do terreno e plano básico de monitoramento após o plantio.