Acadêmicos de Biomedicina participam de formação e capacitação sobre Tracoma

Entre os dias 8 e 10 de junho, na pousada rural do Sesc, três acadêmicos do curso de Biomedicina e estagiários do programa PET Saúde – GraduaSUS, Laura Martins, Mateus Moratelli e Ully Panatta participaram de uma formação e capacitação sobre o Tracoma, uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, a Chlamydia trachomatis, que é a principal causa de cegueira no mundo, sendo altamente contagiosa.

Se propaga principalmente em crianças de idade escolar por compartilhamento de materiais e pouca higiene nas mãos. Pode ser facilmente prevenido com uma lavagem constante do rosto, com água em abundância e sabão. Uma doença que é muito semelhante à conjuntivite, coceira, ardência, fotossensibilidade e em casos mais graves uma opacidade córnea parecida com a conjuntivite. Em seus estágios iniciais pode ser tratado com antibiótico e em casos mais avançados com uma cirurgia.

Foram dias frios mas proveitosos. As aulas foram ministradas pelo Doutor João Pedro, oftalmologista de Manaus – AM, durante as buscas ativas em duas escolas de Lages. Houve a monitoria de Dona Cândida, responsável pela vigilância epidemiológica na Gerencia Regional de Saúde de Lages.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Analieze ,os acadêmicos estão devidamente prontos para atuar na sua localidade de estágio em mais uma frente na área da saúde pública, o combate ao Tracoma.