Inclusão em foco na Uniplac

A sexta edição do Seminário de Inclusão, promovido pelo Curso de Psicologia da Uniplac, Comissão Institucional de Acessibilidade (CIA), Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (COMPED) e Secretaria Municipal de Educação de Lages, movimenta a cidade esta semana e trata de um tema atual, a melhoria das condições para pessoas com deficiência e para uma sociedade mais humanizada.

Com a realização de mini cursos, teve início nesta segunda-feira (17), o VI Seminário de Inclusão, que este ano divide espaço com o V Encontro de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema central escolhido para o evento foi: “Além da deficiência”.

Divididas em seis equipes, as mais de 100 pessoas participantes discutiram temas como: “Cuidados com a Integridade da Pele”; “Cuidando De Quem Cuida”; “Aspectos Sensoriais e Cognitivos no Desenvolvimento Motor da Criança”, “Atividades de Vida Diária e Atividades de Vida Prática de Pessoas com Deficiência”; “Técnicas de Comunicação Alternativa para Estimular Linguagem e Fala” e “Direitos da Pesquisa com Deficiência”.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Uniplac e organizadora do evento, professora Vivian Fátima de Oliveira, a ideia central das oficinas é debater sobre alguns assuntos que rodeiam a vida de uma pessoa com deficiência. “Queremos fazer com que a sociedade enxergue a pessoa além da deficiência. Todos são muito mais do que uma deficiência”, explica.  O evento continua até o dia 21 (sexta-feira), com diversas palestras. Confira a programação:

18/09

14h às 17h - Relatos de Experiências e Pesquisas nas áreas da saúde e educação relacionadas às pessoas que apresentam deficiência

Inscrições de Trabalhos: www.even3.com.br/inclusaouniplac2018 - Auditório CCET Uniplac

19h às 22h - “Além da Deficiência” Vivências de Pessoas com Deficiência - Auditório CCET Uniplac

19/09

14h às 17h e 19h às 22h - Palestra: Gatilhos de Superação - Palestrante com Autismo de Alto Funcionamento: Marcos Petry - Auditório CCET Uniplac

20/09

14h às 17h e 19h às 22h - Palestra: Avaliação de Aprendizagem para Alunos com Deficiência - Palestrante: Pedagoga: Edite Sehnem - Auditório CCET Uniplac

21/09

10h às 16h - Mostra de Entidades e Serviços Prestados às Pessoas com Deficiência - Praça da Catedral

Texto e Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac