Curso de extensão de Psicologia promove gincana com acolhidos do Crensa

Intitulada “Psicrensa”, a gincana proporcionou integração por meio de atividades em grupo

Com o objetivo de tratar e acolher pessoas do sexo masculino maiores de 12 anos, que estão em tratamento por uso abusivo de substâncias psicoativas, o projeto de extensão do curso de Psicologia na Comunidade Terapêutica Masculina, Crensa de Lages, já atua há três anos. E com a intenção de desenvolver atividades com os acolhidos, realizou uma gincana, chamada de “Psicrensa”.

A ideia surgiu da acadêmica e estagiária do curso de Psicologia da Uniplac, Rosiane Rosiane Camargo dos Anjos Malinverni, que inovou nessa ação de criatividade que envolveu toda a comunidade. A gincana contou com a parceria de empresas, empreendedores e comunidade em geral, que proporcionaram premiações e momentos de lazer a todos os participantes. Durante a atividade foram fornecidas camisetas, entrega de medalhas, copos personalizados, jantar musical de confraternização e encerramento.

O projeto de extensão é orientado pela professora Jaiane Freitas Branco, que, em 2018, tem a participação das estagiárias do curso, Kevellyn Christie Silva Bibow e Rosiane Camargo dos Anjos Malinverni. Em anos anteriores, foram realizadas outras intervenções psicossociais com os usuários, familiares e equipe, com o objetivo de obter melhora no resultado do tratamento, na qualidade de vida dos acolhidos e de seus familiares.

Atividades da Gincana

O intuito principal foi promover a integração entre os acolhidos, a equipe de trabalho e estagiárias, por meio de atividades culturais, artísticas, grupais, práticas esportivas e jogos, criando diferentes possibilidades de socialização, aprendizagem, novos conhecimentos e participação ativa no tratamento, a partir do resgate da história, dos princípios e do plano de tratamento da comunidade terapêutica.

As atividades principais da gincana foram: a escolha do nome da equipe, o grito de guerra, a construção de uma logomarca, a elaboração de uma paródia musical sobre o tratamento, dramatizações, jogo de perguntas e respostas sobre a história e o regulamento da comunidade terapêutica, apresentação artística para os seus familiares, entre outras.

No desenvolvimento das atividades, foram trabalhadas emoções, os sentimentos dos participantes; as potencialidades, dificuldades e limitações. Entretanto, dentro dos resultados alcançados, destacam-se a diminuição dos conflitos internos, melhora na comunicação e relacionamento interpessoal entre os acolhidos e com a equipe e também a redução do índice de desistências no tratamento.

O resultado da gincana foi positivo. A criativa estratégia de intervenção psicossocial foi relevante, não somente no tratamento dos acolhidos, mas como oportunidade única de aprendizado e prática profissional para as estagiárias. A frase final que ficou como mensagem da estagiária aos participantes foi: ”Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

Confira a Galeria de Fotos