Curso de Odontologia recebe homenagem especial da Assembleia Legislativa do Estado

Agência AL/João Marcelino – Assessoria Uniplac

A noite do último dia 25 foi marcada por um importante momento para a Universidade do Planalto Catarinense e os profissionais da área odontológica de Santa Catarina.

Em uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado, o dia do cirurgião dentista, celebrado na mesma data foi lembrado através de uma homenagem  às Universidades que contribuem significativamente e eficientemente à profissão, e também a diversos profissionais de destaque por seu trabalho e competência.

O presidente da Academia Catarinense de Odontologia, professor Saulo da Silva Jabor destacou o evento como uma forma de congraçamento e de reflexão sobre as necessidades da classe e da sociedade. "Não é possível pensar em saúde sem pensar na higidez da boca, ninguém com algum tipo de patologia bucal pode ter uma saúde geral em ordem. A odontologia é uma parte muito importante da medicina."

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), Élito Araújo, destacou o papel das universidades e faculdades na formação dos profissionais. "Só vamos melhorar quando mexermos culturalmente com a nossa sociedade. Para que o cidadão sinta-se realmente incluído e veja que o bem público é nosso e que ninguém está apartado disso. Isto passa forçosamente pelas universidades. Então estamos homenageando hoje dez universidades que vêm se destacando no cenário estadual."

Para receberem a homenagem, fizeram-se presentes o Reitor Luiz Carlos Pfleger e o coordenador do curso de Odontologia, Fabrizio Ramos Martins. Hoje o curso de Odontologia da Uniplac atende a comunidade da região por meio de aulas práticas aliadas a atendimentos odontológicos e trabalhos realizados com acadêmicos sob a orientação de professores. O atendimento faz parte das diversas atividades propostas pela universidade, enquanto Universidade Comunitária, às pessoas da Serra Catarinense e demais regiões de Santa Catarina.

Entre as universidades homenageadas encontram se a Unochapecó, Univille, Unesc, Unoesc, Furb e UFSC, dentre outras. Ainda foram concedidos diplomas de Mérito Odontológico Catarinense e Medalhas de Honra ao Mérito Odontológico Catarinense a profissionais do Estado.