Uniplac presente no 12º Endosul

No período de 5 a 7 deste mês, foi realizado em Florianópolis o 12º ENDOSUL - Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul.

Na ocasião, o estudante de Medicina da Uniplac Caio Zimermann Oliveira, sob a supervisão da Professora Dr. Vanessa Valgas dos Santos, professora da Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, apresentou dois trabalhos: “Repensando a Obesidade como Fator de Risco Isolado para o Diabetes Mellitus Tipo 2” e “Diabetes: Um Importante Fator de Risco Para o Desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em Pacientes Obesos”.

Além da relevância científica dos dados encontrados, estes resultados demonstram a importância da inserção dos estudantes de graduação na iniciação científica, e ressaltam o papel formador da Universidade no despertar do interesse dos discentes para a pesquisa.

Esta investigação também contou com a participação dos estudantes de Odontologia da UNIPLAC Matheus Beumer e Andrei Figueiredo, contemplados com bolsas PIBIC e PIBIT respectivamente.

Estes trabalhos foram desenvolvidos através da cooperação entre UNIPLAC e o Centro de Cirurgia Bariátrica do Hospital Tereza Ramos (HTR).