Livro sobre curso de Medicina da Uniplac é lançado

Foi lançado na noite de ontem (4), no auditório da Midilages o livro “Reflexões, Organizações e Prática – Curso de Medicina da Uniplac”, organizado pela professora Doutora Patrícia Alves de Souza e pela médica Cristina Subtil, coordenadora do curso de Medicina da universidade.

A obra conta a trajetória do curso de Medicina, criado em 2004 que até os dias de hoje já graduou mais de 160 médicos, a maioria deles vindos do Rio Grande do Sul e Paraná. Ele possui um perfil humanista e os estudantes tem aulas práticas na comunidade para conhecerem melhor a realidade local.

O curso é tão importante para a nossa região que mais de 90% dos médicos que atendem no Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde de Lages, no momento, são egressos da Uniplac.

Os livros são uma parceria entre a Uniplac e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A Fapesc financiou a impressão dos livros. Ao todo foram impressas duas mil cópias que serão distribuídas gratuitamente.

Patrícia Alves de Souza, uma das organizadoras do livro comenta a importância da obra. “Ele permite divulgar a estrutura do curso bem como a maneira de ensinar. É de extrema importância para a Região Serrana pois amplia os olhares sobre as metodologias ativas empregadas (Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização) e sobre o conhecimento sobre a realidade local adquirido desde o primeiro ano do curso. Favorecendo, assim a formação de profissionais com uma visão humanística e autodidatas. A principal intenção do livro sobre a formação médica é ampliar as fronteiras além dos muros universitários divulgando a maneira inovadora de ensinar da Uniplac”, destaca.

O prefácio do livro foi escrito pelo Presidente da Fapesc, professor Sérgio Gargioni.