Acadêmicos de Enfermagem visitam o HUSP

Acadêmicos do 9º semestre de Enfermagem da Uniplac foram até São Paulo visitar o  Hospital Universitário/ Universidade de São Paulo (HU/USP), juntamente com a professora Jaqueline Erig Omizollo. A viagem técnica serviu para adquirirem um maior conhecimento da área de administração de enfermagem hospitalar.

Segundo as alunas Damiana Xavier e Larissa Rizzi, a viagem no nono semestre já é uma tradição do curso de Enfermagem, onde escolhem um hospital de referência para conhecer. “O foco da Enfermagem hospitalar é a realização da sistematização da assistência (SAE), no HU a sistematização já é realidade vivenciada há muitos anos e aqui em Lages ainda estamos em processo de desenvolvimento”.

A aluna Mariana Decker, destaca a grande diferença encontrada profissionalmente: “Aqui em Lages um enfermeiro fica responsável pelo atendimento de 68 pacientes e o salário base girando em torno de R$3.500,00, e lá um enfermeiro fica com 10 pacientes e o salário base é mais que o dobro da nossa região”

No hospital, eles foram recebidos pelo serviço de ensino e qualidade, e no primeiro momento tiveram uma apresentação do serviço de enfermagem. Após, a turma foi dividida em dois grupos e realizaram visitas às unidades de Clinica Médica e de Pediatria, nesses serviços foram conhecidos toda parte tecnológica e todo processo assistencial realizado pelos enfermeiros do HU/USP.

A professora Jaqueline destaca que: “essa viagem até o HU/USP foi ótima para que os estudantes possam conhecer um serviço de referência em Enfermagem, aspectos administrativos e assistenciais visando propiciar aos estudantes uma visão ampliada no universo do serviço de saúde em Enfermagem”.

Texto: Jefferson de Liz Rocha / Assessoria Uniplac

Fotos: Acadêmicos Uniplac